(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

BH: ritmo de novos casos de COVID acelera e comitê faz apelo por vacinação

Novos casos da doença sobem muito nas últimas semanas e Comitê Popular de Combate à COVID reforça a segurança e importância das vacinas


24/06/2022 14:54 - atualizado 24/06/2022 18:00

Máscara descartada próxima a meio-fio
Número crescente de novos casos da COVID já fez a prefeitura de BH voltar atrás e exigir as máscaras em locais fechados da capital (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
O Comitê Popular de Belo Horizonte de Combate à COVID-19 lançou, nesta sexta-feira (24/6), a quarta edição do boletim de monitoramento da doença na capital. O documento registra uma tendência de aumento no número de casos na cidade e faz um apelo para que os moradores atualizem o calendário vacinal.

De acordo com o documento elaborado pelo comitê, a taxa de transmissão da COVID em BH está em 1,5. O número indica que cada 100 pessoas contaminadas têm potencial para transmitir o vírus para outras 150. 

Segundo o comitê, nas últimas duas semanas (entre 9 e 22 de junho), a capital está com status de risco muito alto para a transmissão do vírus. A taxa de novos casos registra este cenário. Entre 28 de abril e 11 de maio foram registradas 57 novas infecções a cada 100 mil habitantes. Na última quinzena, o número foi cerca de 6 vezes maior.

Taxa de novos casos a cada 100 mil habitantes:
  • 28/4 a 11/5 = 57
  • 12/5 a 25/5 = 112
  • 26/5 a 8/6 = 305
  • 9/6 a 22/6 = 348

Por outro lado, o número de óbitos em decorrência da COVID segue estável, mantendo BH com um status de risco muito baixo de mortalidade.

Apelo para a vacinação

Em editorial publicado no boletim, o Comitê Popular apresentou uma comparação entre o risco de reações adversas causadas pelas vacinas contra a COVID e o potencial da doença levar à morte.

“As vacinas têm risco? Sim, assim como qualquer outro fármaco. Entretanto, enquanto os efeitos adversos pós-vacina ocorrem a uma taxa de 1 a 158 casos por milhão de doses, e sua maioria são leves/moderados, com menos de 10 casos por milhão de pessoas vacinadas, o risco de morrer por causa da COVID-19 é de, no mínimo, 380 óbitos por milhão em pessoas entre 12 a 39 anos, subindo para 970 óbitos por milhão de casos em crianças de 0 a 11 anos e mais de 20.000 mortes por milhão de casos, em indivíduos acima de 65 anos de idade”, informa.

O texto ainda critica a forma como o governo federal geriu a crise sanitária provocada pela pandemia, negligenciando o papel das vacinas no controle de casos graves de COVID. Intitulado como “O Silêncio Tóxico”, o editorial alerta para a importância de acompanhar o calendário de aplicações dos imunizantes contra o coronavírus.

Números do boletim do Comitê Popular apontam que, até 21 de junho, apenas 9% da população da capital já havia recebido a 2ª dose de reforço, ou 4ª dose, da vacina contra a COVID.

Na segunda-feira (20/6), o Ministério da Saúde liberou a 4ª dose do imunizante contra a COVID para maiores de 40 anos. Em Belo Horizonte, a convocação chegou até a faixa dos 50 anos de idade, que podem se proteger do coronavírus nos pontos de vacinação da cidade nesta sexta-feira

Todos os grupos que já foram convocados também podem comparecer aos pontos de vacinação.
 
 

Leia mais no site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com
" />


O Comitê

Fundado no início de junho, o Comitê Popular de Belo Horizonte de Combate à COVID-19 se propõe a divulgar dados atualizados da pandemia na capital. Sua formação se deu após a dissolução do comitê de enfrentamento à doença na prefeitura de BH e ao novo formato de divulgação do boletim epidemiológico no município, com duas edições semanais e menos informações em comparação ao modelo utilizado nos dois primeiros anos de pandemia.

O comitê reúne os infectologistas que formavam o extinto grupo da prefeitura da capital para o enfrentamento da doença: Carlos Starling, Estêvão Urbano e Unaí Tupinambás e grupos da área da saúde como a Associação Brasileira de Médicos e Médicas pela Democracia, o Instituto Helena Greco, o Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais, o Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, o Conselho Regional de Psicologia e o Observatório de Políticas e Cuidados em Saúde da UFMG.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)