(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA

Vacina contra a gripe é liberada para todos os moradores de BH

Campanha iniciada em 4 de abril terminaria hoje, mas a baixa cobertura vacinal provocou a ampliação da iniciativa na capital


24/06/2022 10:31 - atualizado 24/06/2022 11:02

vacina da gripe
Toda a população de Belo Horizonte poderá se vacinar contra a gripe nos postos de saúde (foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)
Todos os belo-horizontinos a partir de seis meses de idade poderão se vacinar contra a gripe a partir da próxima segunda-feira (27/6). A medida foi anunciada pela prefeitura nesta sexta (24/6), dia em que se encerraria a iniciativa, já prorrogada por causa da baixa cobertura registrada em 3 de junho: 40,9%. De lá para cá, porém, a situação não melhorou.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) apontam que, até a última quarta-feira (24/6), o índice subiu para 49,8%. Até o momento, 570 mil pessoas foram aos centros de saúde para tomar o imunizante. A cobertura indicada pelo Ministério da Saúde é de 90%.
 
 
Conforme nota divulgada pela prefeitura, nesta manhã, a vacina estará disponível em todos os centros de saúde da cidade. No caso de idosos, que já podem ser vacinados contra a gripe desde 4 de abril, eles podem procurar as drogarias parceiras.

posto de saúde
A partir de segunda-feira a vacina contra a gripe será liberada para todos os moradores (foto: Edésio Ferreira/EM//D.A Press)


As autoridades reforçam que a proteção contra a gripe é essencial nesta época, quando aumentam os casos de doenças respiratórias. Vale lembrar, no entanto, que a vacina não protege contra a COVID-19. Porém, é possível tomar os dois imunizantes, sem prejuízos à saúde.
 

Movimento fraco nos postos 


Horas antes de a PBH anunciar a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe, o Estado de Minas percorreu centros de saúde da capital para verificar o movimento no até então último dia da ação. O que se viu foram pontos com pouco movimento,

No Carlos Chagas, no Bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul, não foi encontrado usuário em busca do imunizante contra a influenza. O mesmo foi registrado no Centro de Saúde Nossa Senhora de Fátima, no Serra, onde apenas profissionais da saúde e pessoas com comorbidades estavam sendo vacinadas.

José no posto de saúde
José foi de manhã cedo se vacinar contra a gripe (foto: Edésio Ferreira/EM//D.A Press)


Já no Centro de Saúde Paraíso, na Região Leste, José Carlos de Oliveira não perdeu tempo e foi cedo receber a proteção. "Eu, quando criança, não me lembro de ter tomado a vacina contra a gripe. A gente vai ficando velho e vai tomando consciência da importância da vacina”, disse.
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)