(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO

Índice de vacinação contra sarampo e gripe em Minas está baixo

Até o momento, cobertura vacinal da gripe está em 46,5% e do sarampo em 40,4%, para meta de 90%; campanha termina dia 3


27/05/2022 08:41 - atualizado 27/05/2022 10:08

As campanhas de vacinação contra o sarampo e a gripe que começaram no início do mês de abril ainda têm baixa adesão da população em Minas Gerais. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, até o momento a cobertura vacinal da gripe está em 46,5% e do sarampo 40,4%, números considerados “abaixo das metas”. 

Com previsão para se encerrar na próxima sexta-feira (03/6), a expectativa era de aplicar mais de 10 milhões de doses de vacina em Minas Gerais. Entretanto, ainda faltam 720 mil pessoas para se vacinar contra o sarampo e cerca de 3 milhões para se imunizarem contra a gripe. 

Quem ainda não se vacinou pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para receber a aplicação. As vacinas foram distribuídas em todo o estado de Minas Gerais, e a meta é atingir 90% do público imunizado.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, a vacinação é importante para evitar a sobrecarga do sistema de saúde. “Como a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza prioriza os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, se alcançarmos no mínimo 90% de cobertura em cada grupo elegível, conseguiremos o que chamamos de imunidade coletiva”, explica.

Para a vacinação contra a Influenza, foram convocados inicialmente pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde. Depois, ainda foram incluídos crianças (6 meses a menores de 5 anos), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Em relação à campanha de imunização contra a gripe, existem grupos que têm menor taxa de vacinados, que são os povos indígenas (16,3%), as gestantes (21,3%), puérperas (21,8%), professores (24,7%) e crianças (32,4%).

Já para a vacinação contra o sarampo, foram chamados os trabalhadores da saúde e as crianças de seis meses a menores de 5 anos. Segundo dados do Sistema Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde, atualizado em 22/5, a cobertura para o primeiro grupo é de 42,1% de um público estimado de 606.091 pessoas e, para o segundo grupo, é de 40,4% de um público estimado de 1.165.916 crianças.  A meta vacinal contra o sarampo é de 95%. 

Em Belo Horizonte, a adesão à vacina contra a gripe é ainda mais baixa: cerca de 36,8% da população convocada se imunizou contra a Influenza. Com a chegada do tempo frio, a propagação do vírus é maior e os infectologistas recomendam ainda mais a vacinação.  

Na capital, os centros de saúde funcionam de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. Idosos também podem se vacinar em farmácias de BH, como a Drogaria Araújo e a Droga Clara. As unidades parceiras estão listadas no site da PBH


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)