(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FURTO DE CABOS

Homem é flagrado pela Guarda Municipal furtando cabos no Bairro Providência

Casos de furto de cabos vêm sendo recorrentes na capital. Em 2021, foram 261 furtos. Somente nos três meses de 2022, já são 66 ocorrências


03/05/2022 15:12 - atualizado 03/05/2022 17:27

cabos de energia furtados
O homem e o material foram encaminhados à Central de Flagrantes 1 da Polícia Civil (foto: GCMBH/Reprodução)

Um homem de 37 anos foi flagrado pela Guarda Municipal às 2h20 da manhã desta terça-feira (3), na Avenida Risoleta Neves, no Bairro Providência, furtando cabos de energia. 

A denúncia foi feita por um morador, que acionou o 193 ao presenciar a cena na Região Norte da capital.

Uma grande quantidade de cabos semafóricos, dois alicates e uma faca foram apreendidos com o suspeito, que foi preso.

Furtos recorrentes na capital


Até o final de abril, os furtos de cabos de energia em Belo Horizonte chegam a 66. Segundo a Guarda Municipal de Belo Horizonte, em 2019, foram 53 ocorrências. Em 2020, esse número subiu para 159, um aumento de 66,6%. Em 2021, a alta foi de 39%, saltando para 261 furtos.

De acordo com a Polícia Civil, os criminosos visam esse crime para revender os cabos e comprar drogas. Semáforos são um dos principais pontos de furto dos cabos em Belo Horizonte. A BHTrans afirma que, até março de 2022, os criminosos já levaram mais de 25 quilômetros de cabos de energia.

Em 2020, foram furtados 42 quilômetros de cabos, o recorde desde 2016. De acordo com a empresa de trânsito, se continuar neste ritmo, a quantidade de cabos furtados pode chegar a 100 quilômetros.

Um dos primeiros casos registrados na capital foi de um homem, Claudionor Soares Oliveira, de 49 anos, que tentou roubar cabos do antigo Hotel Othon Palace, na Avenida Afonso Pena, e acabou com queimaduras graves por todo o corpo, devido a uma explosão.

Em abril, na madrugada de segunda-feira (25), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) teve os cabos de energia furtados na sede, que fica na Rua Bernardo Guimarães, Bairro Funcionários. Além da suspensão dos serviços até que o problema fosse resolvido, somente este episódio causou um prejuízo aos cofres públicos de R$ 10 mil.


Uma unidade de saúde também não passou batido pelos ladrões. No Centro de Saúde Padre Joaquim Maia, no Liberdade, os cabos foram furtados durante a madrugada de quinta-feira (28/04). Diferentemente do Detran, o funcionamento não foi interrompido, mas vários exames tiveram que ser reagendados.

Um dia depois, na madrugada de sexta-feira (29/04), três homens foram presos em flagrante por furto de cabos em semáforos no Bairro Nova Granada, na Região Oeste da capital mineira. A Guarda Municipal foi acionada devido a um monitoramento feito pelas imagens das equipes do Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)