(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATENÇÃO, MOTORISTAS

Estacionamento rotativo volta a ser cobrado na área hospitalar de BH

Rotativo digital havia sido liberado na região no início de 2020. A partir do dia 14 deste mês, ele volta a ser exigido


04/02/2022 07:50 - atualizado 04/02/2022 11:48
432

Placa de estacionamento rotativo
Somente na área hospitalar são quase 3 mil vagas (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press - 06/06/2018)

A partir de 14 de fevereiro, segunda-feira, as vagas de estacionamento rotativo digital na área hospitalar de Belo Horizonte voltarão a ser cobradas. A utilização dos créditos havia sido dispensada em março de 2020, início da pandemia da COVID-19. 

Em 20 de março daquele ano, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, comunicou a dispensa da ativação de créditos para 2.732 vagas que ficam em 102 quarteirões entre a Avenida dos Andradas com Alameda Ezequiel Dias, seguindo as avenidas dos Andradas, do Contorno, Carandaí, Brasil, Afonso Pena, Rua Pernambuco e Alameda Ezequiel Dias até a Andradas novamente.

“O objetivo é facilitar o acesso dos profissionais da área de saúde às vagas de estacionamento, em função das medidas estabelecidas pelas autoridades para prevenção ao contágio e contenção da propagação do Coronavírus. A medida permanece até a sua revogação”, comunicou a PBH na época em que o estado contabilizava 29 casos de COVID-19, sendo 18 na capital mineira.

De lá para cá, somente em BH, 318.449 foram infectadas pelo coronavírus e 7.197 morreram. Os dados são do boletim da Secretaria Municipal de Saúde divulgado nessa quinta (3/2). 

A revogação veio por meio da Portaria BHTrans nº 012/2022, publicada no Diário Oficial do Município (Dom) desta sexta-feira (7/2).

No texto, a presidente substituta da empresa, Deusuite Matos Pereira de Assis, justifica a revogação da portaria de 2020 “considerando a volta gradativa do funcionamento da cidade à sua normalidade em função da melhoria das condições de saúde pública verificadas nos últimos meses, e considerando ainda os estudos técnicos realizados e os indicadores de utilização dos estacionamentos rotativos na capital”. 

Hoje o número de vagas disponíveis é menor do que na época do primeiro decreto, sendo 2.695. Segundo a prefeitura, respeitando o tempo de permanência máximo, é como se fossem 13.321 oportunidades de estacionamento. Em toda a cidade, são 23,372 vagas físicas em 874 quarteirões.

“Com a gradual reabertura da cidade, a manutenção desta medida vem causando impactos, pois alguns motoristas estacionam seus veículos nas primeiras horas da manhã, deixando-o até o fim do dia, o que acaba impedindo que outras pessoas tenham a oportunidade de acessar e estacionar para a utilização dos serviços da Área Hospitalar. O sistema de estacionamento rotativo permite dar oportunidade e democratizar o espaço público para que as pessoas possam realizar suas atividades pela cidade”, explica o diretor de sistema viário da BHTrans, José Carlos Ladeira, conforme a PBH. 

Vale lembrar que desde 10 de janeiro o estacionamento rotativo de Belo Horizonte passou a ser completamente digital. Quem ainda possui talões, deve fazer a troca pelos créditos eletrônicos, que funcionam por aplicativo, até 30 de junho deste ano. 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)