(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CRIATIVIDADE NA DIFICULDADE

Pacientes de diálise de cidades ilhadas são levados por veículo adaptado

Carro adaptado aos trilhos e helicóptero são usados para que pacientes dialíticos de quatro cidades não fiquem sem tratamento - e corram risco até de morrer


10/01/2022 23:05 - atualizado 10/01/2022 23:23

Veículo adaptado para andar sobre os trilhos leva pacientes ilhados para fazer tratamento
Um carro 4x4 adaptado para trafegar em linha férrea foi utilizado para retirar os pacientes de Brumadinho (foto: Prefeitura de Betim/Divulgação)
Uma força-tarefa foi montada nesta segunda-feira (10/1) para transportar 33 pacientes que fazem hemodiálise e moram em cidades da Microrregião de Saúde de Betim que estão ilhadas em consequência das chuvas e de interdições de estradas. Os pacientes que necessitam desse tratamento foram transportados de helicóptero e até um carro adaptado para linha férrea foi utilizado.  
 
A logística foi montada no último fim de semana. Pacientes do município de Piedade dos Gerais foram transportados por meio de helicóptero. Já os de Brumadinho chegaram a Betim em veículos adaptados para linha férrea e jipes 4X4.

Os pacientes de Bonfim e de Juatuba, por sua vez, seguiram de carro por uma rota mais longa. Para que possam continuar o tratamento, até que a situação se regularize, eles ficarão alocados em hotéis de Betim.
 
Toda essa movimentação se faz necessária, pois os pacientes dialíticos precisam passar por hemodiálise dia sim, dia não, impreterivelmente, sob o risco de sofrer seríssimas complicações que podem colapsar o organismo e até mesmo de levá-los à morte.
 
Helicóptero leva pacientes ilhados para fazer tratamento
Pacientes do município de Piedade dos Gerais, cidade ilhada pela chuva, foram transportados por meio de helicóptero até Betim (foto: Prefeitura de Betim/Divulgação)
 
 
Segundo o Diretor de Regulação de Betim, Cláudio Alves, é uma prioridade garantir o acesso desses pacientes ao tratamento, mesmo nessas condições adversas. "Esse pacientes não podem ficar sem o devido tratamento e por isso todo esse aparto da força tarefa foi montado para o transporte desses pacientes" afirmou Cláudio Alves. 
 
A secretaria de Saúde de Betim, em parceria como Hospital Evangélico - prestador da Linha de Cuidados em Nefrologia -, juntamente com o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, e com as secretarias municipais de Saúde e de Defesa Civil de Piedade dos Gerais, de Brumadinho, de Bonfim e de Juatuba, que organizou a "estratégia de guerra" para levar os pacientes até o Centro de Hemodiálise em Betim, onde esses pacientes recebem o tratamento regularmente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)