(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVISÃO DO TEMPO

Minas Gerais tem sábado chuvoso e com alerta de perigo

Temperatura mínima no estado hoje foi de 15,8°C em Maria da Fé, Sul de Minas, e a máxima de 32°C no Norte e Jequitinhonha


08/01/2022 10:35 - atualizado 08/01/2022 12:27

Centro de Belo Horizonte debaixo de chuva
Previsão é de Belo Horizonte debaixo de chuva neste sábado (8/1) (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
A previsão do tempo para este sábado (8/1) é de mais chuva para todas as regiões de Minas Gerais, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O estado está sob alerta de perigo para chuvas intensas e, por isso, é necessário ficar atento aos cuidados recomendados pelos órgãos responsáveis.

As regiões Noroeste, Central, Oeste, Metropolitana, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Rio Doce estão previstas para ter céu encoberto com chuva a qualquer hora do dia. Nas demais regiões, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas.

Temperatura mínima no estado hoje foi de 15,8°C em Maria da Fé, Sul de Minas, e a máxima de 32°C no Norte e Jequitinhonha. Já em Belo Horizonte, a mínima registrada foi de 17,5°C na Estação de Cercadinho e a máxima prevista deve chegar a 23°C.
 
606 municípios mineiros estão sob alertas de chuvas intensas, sendo 590 com grau de perigo, 16 "perigo potencial". Além disso, 333 cidades, incluindo Belo Horizonte e Região Metropolitana, têm outros três alertas para grandes riscos de acúmulo de chuva. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", resume o Inmet, sobre os riscos para as 590 cidades onde o grau de severidade é classificado como "perigo".
 
 

Para os municípios restantes, os riscos são um pouco diferentes. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", diz comunicado do órgão. 

Nas cidades com alerta de acúmulo de chuva, classificado como "perigo", é ressaltado a possibilidade de risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas. 

Para as cidades com risco potencial, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. Ainda assim é recomendado evitar enfrentar o mau tempo e manter a atenção em possíveis alterações nas encostas. Confira as recomendações da Defesa Civil para evitar acidentes no período chuvoso:
  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)