(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONTAGEM

Shopping que teria impedido entrada de adolescentes é alvo de inquérito

Segundo o promotor, a exigência de que os jovens só possam entrar no estabelecimento acompanhados por responsáveis fere o Estatuto da Criança e do Adolescente


19/12/2021 14:08 - atualizado 21/12/2021 19:51

Clientes no corredor do Shopping Itaú
O promotor refuta o argumento do estabelecimento de que a entrada foi vedada em função do combate à COVID (foto: ItaúPower/Divulgação )
A Promotoria de Justiça da Defesa da Ordem Econômica e Tributária de Contagem, vinculado ao Ministério Público de Minas Gerais, instaurou inquérito, no sábado (18/12), para apurar se o Shopping Itaú, localizado no Bairro Eldorado, estaria ferindo o direito de ir e vir de adolescentes. O estabelecimento teria proibido a entrada deste público desacompanhado dos pais e responsáveis.
 
Em documento de 18 de dezembro, o promotor de Justiça Fábio Reis de Nazareth destaca que há "uma flagrante violação a direitos de crianças e adolescentes, que estão tendo seu direito de ir e vir e o direito ao lazer cerceado pela administração do Shopping."

O promotor refuta o argumento do estabelecimento de que a entrada foi vedada em função do combate à COVID-19. "Não há dúvidas, em hipótese alguma, que o combate à pandemia e a obediência a regras de acesso a estabelecimentos fechados deve ser o norte da atuação do Poder Público e do próprio Ministério Público. No entanto, medidas restritivas devem ser tomadas em caráter geral, atingindo a todas as pessoas, independentemente de faixa etária, cor, raça, crença ou classe social."

O promotor ainda pondera que para o combate à pandemia não faz diferença se os adolescentes estejam ou não acompanhados dos pais. A ação resulta na seleção dos jovens que ali frequentam. "A proibição de ingresso de adolescentes ao estabelecimento comercial mencionado, se é que está de fato ocorrendo, promove uma indevida e injustificável discriminação de pessoas que utilizam o local principalmente para o lazer, como cinema, praça de alimentação. "
 
Por fim, o promotor ainda orienta a ida do Conselho Tutelar ao local e pede informações à Secretaria Municipal de Saúde. 

Shopping explica decisão


Em nota, o ItaúPower Shopping esclareceu que está à disposição da Promotoria de Justiça de Contagem e que a medida é uma resposta ao cenário de insegurança sanitária desencadeado pela presença de um alto número de menores circulando pelo mall sem máscaras de proteção nos últimos finais de semana.

"Temos seguido os protocolos de segurança com muito rigor e nos sentimos preocupados com o comportamento dos menores nas nossas instalações. Já tentamos conversar, em observância ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas infelizmente a abordagem não provocou mudanças de comportamento. Assim, em respeito aos menores, às suas famílias e aos demais públicos, os convidamos a virem ao shopping acompanhados de seus pais ou responsáveis para, juntos, zelarmos pela saúde de todos", explica Leonardo Andrade, superintendente do ItaúPower Shopping.

Situado em Contagem, o shopping informa que segue as medidas adotadas pelo  município no enfrentamento da COVID-19, o Programa Minas Consciente e os preceitos do Pacto pela Vida.

"Queremos um Natal de saúde para todos. Nossas portas estão abertas às famílias, a quem convidamos a nos apoiar no processo de conscientização e proteção de todos os públicos que frequentam o mall", conclui Andrade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)