(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVISÃO DO TEMPO

Veja a previsão do tempo para o final de semana em Minas

O feriado prolongado será de chuvas com possibilidade de raios e rajadas de vento em todo o estado


07/10/2021 18:09 - atualizado 07/10/2021 18:58

Céu encoberto. Praça da Savassi, em BH
Segundo a Defesa Civil, o volume acumulado de precipitação estimado, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2021, é de 80 a 100 milímetros (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)

 
Apesar das precipitações, o calor permaneceu em boa parte do estado durante essa semana, e cidades do Norte de Minas, como Montalvânia, tiveram a máxima de 41ºC. Durante a semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para Minas, que indica temporais de alta intensidade e ventos de até 60 km/h. 

Segundo o meteorologista do Inmet Claudemir Azevedo, após muitos dias com os termômetros nas alturas, o final de semana em Minas será de pancadas de chuva e trovoadas isoladas: "A chuva vai aliviar o calorão em grande parte de Minas Gerais”, explica o especialista. 
 
Estão previstas chuvas com raios e rajadas de vento até na terça-feira (12/10) para as regiões Sul, Campo das Vertentes, Oeste, Triângulo, Zona da Mata e Metropolitana, Leste e Norte de Minas.

O feriado prolongado será de chuvas com possibilidade de raios e rajadas de vento em todo o estado. Com isso, as temperaturas sofrem um declínio. Em Belo Horizonte, elas devem cair até 15°C, se comparado com a semana anterior, quando a capital registrou a máxima de 35°C.
 
 

Nesta sexta-feira, Zona da Mata, Vale do Aço e Vale do Rio Doce podem ter pancadas de chuva fortes. Em virtude do aumento da nebulosidade e da ocorrência de chuva, a temperatura máxima tende a sofrer um declínio em boa parte das regiões mineiras. 

Em BH, mínima de 16ºC e máxima de 26ºC. Pela manhã, muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. A tarde e anoite serão com muitas nuvens e pancadas de chuva e trovoadas.

Sábado

O clima fresco se mantém na capital no sábado (09/10), e o céu será nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura será estável, com máxima de 24ºC, e mínima de 16ºC. As regiões Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana serão de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Já no Rio Doce, Oeste e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, o céu estará parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva. A temperatura será estável, com máxima de 37ºC, e mínima de 13°C.

Domingo

No domingo (10/10), Belo Horizonte será de céu encoberto com chuva e a temperatura pode variar em declínio entre 14ºC e 20ºC.

Nas regiões Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana, o céu estará encoberto com chuva.

Céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Rio Doce, Oeste e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.

Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com chuva. A temperatura também estará em declínio, com máxima de 37ºC, e mínima de 12°C.

Segunda-feira

Na segunda (11/10), permanece o céu encoberto com chuva no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana.

Nas outras regiões, o clima será com céu parcialmente nublado, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura será estável, com máxima de 37ºC, e mínima de 12°C.

Em Belo Horizonte, céu encoberto com chuva. A temperatura será estável, com o tempo um pouco mais fresco: máxima de 20ºC e mínima de 14°C.
 

Terça-feira

Segundo o Climatempo, em BH, o dia 12 será de sol com muitas nuvens durante o dia, com chuva a qualquer hora. A mínima previstá será de 17ºC, e a máxima, 24ºC. A umidade do ar está prevista para oscilar entre 44% e 85% 
 

Alerta de chuva

Segundo a Defesa Civil, o volume acumulado de precipitação estimado, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2021, é de 80 a 100 milímetros.

O órgão alerta que "as condições meteorológicas ficarão favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento" na capital mineira. O monitoramento das condições climáticas segue durante as 24 horas e o Grupo Gestor de Risco e Desastre (GGRD) já está mobilizado e conta com a participação de todos os órgãos da Prefeitura para agir em situações de emergência. 

Recomendações durante a chuva

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.%u2800
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.%u2800
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.%u2800
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.%u2800
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).%u2800
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil (199). 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)