(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Com doses remanejadas, Betim avança na vacinação de adolescentes de 15 anos

Adolescentes de 15 anos, sem comorbidades, poderão se vacinar nesta sexta-feira (24/9), em Betim. Segunda e terceira doses também seguem sendo aplicadas


23/09/2021 15:17 - atualizado 23/09/2021 15:23

Betim usa doses que não foram utilizadas da Pfizer para ampliar a vacinação de adolescentes de 15 anos
Betim usa doses que não foram utilizadas da Pfizer para ampliar a vacinação de adolescentes de 15 anos (foto: Prefeitura de Betim/Divulgação)
Nesta sexta-feira (24/9), os adolescentes de 15 anos, sem comorbidades, serão vacinados contra a COVID-19 em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Estima-se que mais de 5 mil jovens dessa idade serão imunizados contra a doença no município. A aplicação ocorrerá nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h.

Para ampliar a vacinação para essa faixa etária, a Prefeitura de Betim remanejou doses que estavam destinadas à imunização dos públicos de 17 e 16 anos, idosos acima de 80 anos e imunossuprimidos, que não compareceram às UBSs.

O município aguarda o envio de novas doses do imunizante da Pfizer pelo governo do estado para atender os jovens de 14 a 12 anos.

No dia da vacinação, os adolescentes não precisam estar acompanhados de um dos pais ou responsável como estava sendo exigido antes. Eles devem apresentar um documento de identidade com foto, o Cartão SUS, o cartão de vacina e um comprovante de endereço. No site da Prefeitura de Betim é possível conferir o endereço das UBSs

Segunda dose

A segunda dose da vacina contra a COVID-19 continua sendo aplicada em Betim. Os caminhoneiros completam a segunda etapa da imunização até amanhã, no Betim Shopping. 

Trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e lactantes continuam recebendo a segunda dose no anexo do Cerest. 

A população em geral e as pessoas com comorbidades recebem a segunda dose conforme a data aprazada no cartão de vacina, nas 37 UBSs do município. Vale lembrar que, no ato da imunização, deve ser apresentado um documento de identificação com foto e o cartão de vacina com o registro da 1ª dose.

Idosos institucionalizados receberão a terceira dose por agendmento

Os idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) receberão a dose de reforço nas próprias instituições. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde agendarão com as ILPIs os dias para a vacinação. Cerca de 200 idosos institucionalizados devem receber a terceira dose. 

Já as UBSs continuam disponibilizando a terceira dose para idosos com 80 anos ou mais, que receberam a CoronaVac há mais de seis meses. 

As pessoas imunossuprimidas também podem tomar a dose de reforço no anexo do Cerest. Para receber a terceira dose é necessário apresentar um documento com foto e o cartão de vacina com o registro das duas primeiras doses.
 

Cronograma da vacinação em Betim

DOSE  1 Adolescentes de 15 anos
Sexta-feira, 24 de setembro
Local: 37 UBSs
Horário: das 8h às 17h
 
  • DOSE 2
Caminhoneiros
Até dia 24 de setembro, conforme data aprazada no cartão de vacina
Local: Betim Shopping - avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, 1.655, Ingá
Horário: das 8h às 17h
 
Gestantes, puérperas, lactantes e trabalhadores da saúde
Na data aprazada no cartão de vacinas
Anexo do Cerest - rua Tocantins, número 301, Brasileia
Horário: das 8h às 17h
 
População em geral e pessoas com comorbidades
Na data aprazada no cartão de vacina
Local: 37 UBSs
Horário: das 8h às 17h
 
  • DOSE  3
Idosos com 80 anos ou mais que receberam a Coronavac
Local: nas 37 UBSs
Horário: das 8h às 17h
 
Pessoas imunossuprimidas
Local: anexo do Cerest - rua Tocantins, 301, Brasileia
Horário: das 8h às 17h
 
Idosos residentes em ILPIs
Conforme agendamento da secretaria de Saúde com a instituição

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)