(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Veja como está a vacinação para adolescentes no Triângulo Mineiro

Uberaba vai vacinar nesta sexta-feira (10/9) jovens entre 14 e 15 anos. Pirajuba e Campo Florido abriram cadastro para saber quantas doses serão distribuídas


09/09/2021 21:44 - atualizado 09/09/2021 21:47

Vacinas da AstraZeneca ou Pfizer podem ser aplicadas nos adolescentes, segundo Ministério da Saúde
Vacinas da AstraZeneca ou Pfizer podem ser aplicadas nos adolescentes, segundo Ministério da Saúde (foto: Tânia Rego/Agência Brasil)
A vacinação para os adolescentes com doenças crônicas está começando, ainda que a passos tímidos, no interior de Minas Gerais. Pouco a pouco, as cidades começam a se estruturar para imunizar pessoas que têm entre 12 e 17 anos com doenças crônicas.
 
Algumas já avaliam os cadastros, como no Triângulo Mineiro, onde Campo Florido e Pirajuba já até abriram as "inscrições". Uberaba, por outro lado, já começou a vacinar os jovens desde o começo desta semana.
 
Para o levantamento das informações do Vacinômetro e do Painel de Monitoramento da COVID-19, o Estado de Minas consultou as bases de dados estaduais nesta quinta-feira (9/9).

Campo Florido

No município, é necessário fazer um cadastro no site para depois agendar a data de imunização do jovem de 12 a 17 anos com comorbidades. Durante o preenchimento, é obrigatório informar qual a doença que o adolescente tem. 
 
A expectativa é que as doses sejam distribuídas a partir do dia 15 de setembro, na seguinte ordem:
  • 12 a 17 anos com deficiências permanentes.;
  • 12 a 17 anos com doenças crônicas;
  • 12 a 17 anos gestantes e puérperas;
  • 12 a 17 anos privados de liberdade;
  • 12 a 17 anos sem comorbidades.
Campo Florido teve 1.016 casos de COVID-19, com 16 óbitos registrados. A vacinação está assim: 62,96% da população total já tomou a primeira dose da vacina, enquanto que 28,95% está imunizada com as duas doses ou tomou vacina de dose única.
 

Pirajuba

A data para o início da vacinação ainda não foi divulgada, mas a prefeitura pede que os jovens façam um cadastro por meio de um formulário . O objetivo é saber quantas doses serão necessárias. É obrigatório anexar um documento que comprove a doença crônica.
 
A cidade tem 730 casos confirmados de COVID-19, com 27 mortes. A campanha de imunização já distribuiu a primeira dose para 76,96% da população total, enquanto 32,61% já estão com o ciclo de imunização completo com a segunda dose ou dose única.
 
Cabe também um dado interessante: a cidade é uma das poucas de todo o estado que consta no Vacinômetro 100% dos moradores com mais de 18 anos e dos grupos de risco com a primeira dose.
 

Uberaba

A cidade já começou a imunizar os jovens de 17 e 16 anos nesta semana, e agora avança para quem tem 14 e 15 anos. As vacinas serão aplicadas nesta sexta-feira (10/9) e segunda-feira (13/9), das 8h30 às 16h, nos seguintes locais:
 
  • Unidade Matricial de Saúde Prof. Aluízio Prata - Rua Profa. Maria da Paz B. de Almeida, 305 - Jardim Elza Amui I
  • UMS Maria Tereza - Rua das Rosas, s/n - Lourdes
  • Unidade de Saúde da Família (USF) Romes Cecílio - Av. Orlando Rodrigues da Silva, 520 - Morumbi
  • Igreja Nossa Senhora das Graças - Av. Elías Cruvinel, 819 - Boa Vista
  • FUNEL - Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba - Av. Orlando Rodrigues da Cunha, 1837 - Abadia
  • Shopping Uberaba - Av. Santa Beatriz da Silva, 1501 - São Benedito
 
Também há uma unidade que funciona até às 20h, é a UMS Valdemar Hial Junior , na Av. Ivalnilda Delduque de Sousa, 222 - Tancredo Neves.
 
É importante que o jovem esteja acompanhado de um responsável na hora da vacinação.
 
Uberaba tem 39.961 casos confirmados de COVID-19 desde março do ano passado, com 1.280 mortes. A primeira dose da vacina já foi aplicada para 67,14% da população total da cidade. Com segunda dose e dose única, 27,30% dos moradores estão imunizados.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)