(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALERTA DE DESLIZAMENTOS

Temporais: 8 cidades dos vales do Jequitinhonha e Mucuri em alerta

Chuva já cai nesta quarta-feira (1/9) em toda a região, mas a quantidade pode aumentar risco de prejuízos à população. Veja quais cidades estão no alerta


01/09/2021 18:19 - atualizado 01/09/2021 18:24

Tempestades na região aumentam risco de deslizamentos de terra, segundo Instituto Nacional de Meteorologia(foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Tempestades na região aumentam risco de deslizamentos de terra, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Oito cidades do Vale do Jequitinhonha e Mucuri estão em alerta por causa das chuvas que atingem a região desde o fim da tarde dessa terça-feira (31/8), e que podem seguir pelas próximas horas.
 
O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mostra que o acumulado de chuva em Bertópolis, Carlos Chagas, Crisólita, Machacalis, Nanuque, Pavão, Serra dos Aimorés e Umburatiba é de 50 a 100 milímetros por dia. Em alguns casos, pode chover até 60 milímetros por hora 
Para efeito de comparação, 100 milímetros de chuva seria o equivalente a encher 100 garrafas de 1 litro de água e despejá-las em 1 metro quadrado.
 
Isso aumenta o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
 
Até o momento, não há registro de nenhum dano nessas cidades, mas as prefeituras estão atentas. Equipes de defesas civis seguem em esquema de plantão para atendimento de possíveis ocorrências.
 
A frente fria que chegou ao estado é a primeira que traz chuva considerável à região. Já não chovia de forma constante e volumosa há pelo menos 120 dias.
 
Apesar da quantidade estimada pelo Inmet, essa água não deve resolver o problema hídrico da região. Seriam necessários dias seguidos de chuva intensa nas nascentes para que os rios que cortam o Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri pudessem se recuperar da estiagem deste ano, segundo fontes ouvidas pelo Estado de Minas.
 
Não há previsão de rajadas de vento de forte intensidade para a região. O instituto orienta que, durante a tempestade, o morador evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e observe com atenção qualquer alteração nas encostas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)