(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ZONA DA MATA

Juiz de Fora registra oito possíveis casos da variante Delta do coronavírus

Situação epidemiológica foi atualizada em comunicado oficial emitido pela Secretaria de Saúde do município da Zona da Mata mineira


23/08/2021 23:03 - atualizado 23/08/2021 23:47

Conforme a Prefeitura de Juiz de Fora, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) tem coletado amostras na macrorregião Sudeste(foto: PJF/Divulgação)
Conforme a Prefeitura de Juiz de Fora, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) tem coletado amostras na macrorregião Sudeste (foto: PJF/Divulgação)
A cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, contabiliza oito possíveis casos de pessoas infectadas com a variante Delta do novo coronavírus. A informação veio à tona nesta segunda-feira (23/8) por meio de comunicado oficial emitido pela Secretaria de Saúde da prefeitura do município.
 
Conforme a administração municipal, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) tem coletado amostras na macrorregião Sudeste e conseguiu identificar os pacientes do município – a partir de exames RT-PCR e do sequenciamento genético – como prováveis para esta variante. A coleta de material foi realizada entre os dias 2 e 6 de agosto.
 
Em vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, a secretária de Saúde, Ana Pimentel, disse, no entanto, que não há motivo para pânico. “A variante Delta pode ser mais transmissível, porém é possível evitar a contaminação seguindo os mesmos protocolos sanitários”, inicia.
 
“Com os resultados, podemos dizer que já ocorre a transmissão comunitária, ou seja, não é mais possível realizar o rastreamento dos infectados e a origem do vírus. Isso nos força a redobrar a atenção e os cuidados com a saúde, mantendo todas as medidas de segurança em ordem. Fundamental continuar usando a máscara, higienizar bem as mãos e, claro, evitar as aglomerações”, orientou.
 
O alerta feito pela secretária, inclusive, foi reforçado pela prefeita Margarida Salomão (PT). “Devemos redobrar todos os cuidados de prevenção à COVID-19. Máscara, distanciamento social, higiene das mãos e ambientes com circulação de ar”, escreveu a chefe do Executivo municipal em uma publicação no Twitter.
 
O Estado de Minas entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para saber se os novos casos notificados pela administração municipal foram computados pela pasta estadual e aguarda retorno.
 
Conforme noticiado pelo Estado de Minas no sábado (21/8), a Prefeitura de Rio Novo, também na Zona da Mata, confirmou uma morte por COVID-19 causada pela variante.
 
A vítima de 74 anos veio do Rio de Janeiro para visitar parentes na cidade do interior mineiro. Segundo a prefeitura, o idoso foi atendido em uma unidade médica da cidade e reencaminhado a Juiz de Fora, na mesma região do estado, onde veio a óbito.
 
A variante Delta no estado
 
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou nesta segunda-feira que há 12 casos confirmados da variante Delta no estado. A SES-MG considera, ainda, a possibilidade de outros 79 registros.
 
“Quanto ao perfil destes casos notificados à SES-MG, a idade variou entre 8 e 93 anos, com média de 48 anos. Há 51 casos do sexo feminino (56%) e outros 40 do sexo masculino (44%). Destes, dois casos evoluíram a óbito, sendo um de Rio Novo e outro de Uberaba”, explicou a pasta.
 
No país, 21% das amostras já indicam contaminação pela variante.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)