(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MEDIDA

Após aumento de casos de COVID-19, Uberlândia relaxa regras do comércio

Segundo a prefeitura, as últimas semana tiverem resultados melhores, com redução de contaminação e ocupação de leitos, e por isso afrouxou regras


19/08/2021 21:01 - atualizado 19/08/2021 21:15


Uberlândia não tem mais toque de recolher
Uberlândia não tem mais toque de recolher (foto: Divulgação/Prefeitura de Uberlândia)

As regras para as  atividades comerciais e trânsito de pessoas em  Uberlândia, no Triângulo Mineiro,  foram relaxadas pela prefeitura da cidade. Dois dos destaques são o fim do toque de recolher e a  extensão dos horários para bares, comércios e shopping centers. A mudança  chega depois de semanas de aumento de contágio por COVID-19 e de ocupação de leitos de UTI em julho. Contudo, segundo o comitê municipal que estuda a pandemia na cidade, os últimos dias foram de melhora do cenário.
 
Conforme deliberação, supermercados, hipermercados, mercearias e congêneres passam a poder funcionar até às 23h, de segunda a sexta-feira, e até às 18h no domingo. Padarias, comércio varejista de bebidas, restaurantes, academias, entre outros também terão horário ampliado de segunda a sábado até as 23h.
 
Os eventos sociais e corporativos, por exemplo, voltam e poderão acontecer entre 6h e 23h com até 50 pessoas em qualquer dia da semana.
 
Com o fim do toque de recolher, que começava às 23h, agora as entregas poderão acontecer sem qualquer restrição, da mesma foram que o transporte público, que volta a funcionar até meia-noite, inclusive com os terminais abertos em expediente comum.
 
Uberlândia estava há sete semanas seguidas sem mudanças nas atividades econômicas liberadas na fase intermediária do programa municipal de combate à COVID-19.
 
As novas definições passam a valer a partir do próximo sábado (21/8) e foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do Município desta quinta-feira.
 
Números
No início de agosto, a prefeitura havia pedido cautela para a população por causa do aumento médio de casos diários de COVID-19, que quase dobrou. O uso de leitos de UTI também havia crescido. Se a média diária de ocupação de toda a rede era mantida perto de 180 unidades, no fim de julho, 209 leitos estavam ocupados.
 
Contudo, o Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento coronavírus , deliberou que a decisão era possível mediante análise técnica do Comitê sobre os indicadores da pandemia, que indicam queda significativa da taxa de transmissão da doença e da ocupação de leitos de UTI, além da ampliação da vacinação da cidade, que hoje alcançou o público de 28 anos.
 
Nesta quinta-feira, a cidade registrava 297 novos casos de contágio, chegando a 117 mil confirmações. Há 2.931 óbitos por COVID-19 e a oucpação de leitos de UTI geral na rede pública de saúde é de 78%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)