(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Operação Magister

Polícia Civil prende professor suspeito de abusar de 6 crianças em Itajubá

Investigações começaram após uma mãe relatar que seu filho havia sido molestado em 2015, quando tinha nove anos. Outras cinco vítimas foram identificadas


11/08/2021 22:40 - atualizado 11/08/2021 22:45

Polícia Civil prende professor suspeito de praticar pedofilia em Itajubá(foto: Reprodução PCMG)
Polícia Civil prende professor suspeito de praticar pedofilia em Itajubá (foto: Reprodução PCMG)
A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu um professor suspeito de praticar pedofilia em Itajubá, no Sul de Minas. A prisão aconteceu nessa terça-feira (10/8), em Carmo de Minas, após a polícia deflagrar a Operação Magister. De acordo com as investigações, seis crianças entre nove e 11 anos teriam sido abusadas sexualmente.

Segundo o inspetor de Polícia Civil Éverton Vieira Morais, as investigações começaram após uma mãe relatar que seu filho, hoje com 15 anos, havia sido molestado em 2015, quando tinha nove, em uma escola municipal na zona rural de Itajubá.

De acordo com o relato da mãe, o filho estava com comportamentos estranhos e cada vez mais retraído. Ao conversar com o adolescente, ele relatou o que ocorria na escola. Com os levantamentos, os policiais identificaram outras cinco vítimas com idades entre nove e 11 anos na época dos delitos.

O investigado, de 35 anos, é professor e também já exerceu o cargo de conselheiro tutelar. De acordo com as investigações, ele abordava as crianças no banheiro e as tocava em suas partes íntimas.

Com o mandado de prisão temporária expedido, os policiais localizaram o suspeito em uma escola em Carmo de Minas, mesma cidade em que mora. No ano em que ocorreram os crimes, o suspeito dava aula na zona rural de Itajubá.

“As investigações vão prosseguir com o intuito de localizar novas pessoas que possam ter sido vítimas desse professor”, afirma o inspetor.
 
(Gabriella Starneck / Especial para o EM)
 

O que diz a lei sobre pedofilia?

A pedofilia em si não é considerada crime, pois se enquadra como um quadro de psicopatologia. Por lei,  são considerados crimes ou violências sexuais contra crianças e adolescentes abuso sexual, estupro, exploração sexual, exploração sexual no turismo, assédio sexual pela internet e pornografia infantil.

O que é estupro contra vulnerável?

O crime de estupro contra vulnerável está previsto no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro. O texto veda a prática de conjunção carnal ou outro ato libidinoso com menor de 14 anos, sob pena de reclusão de 8 a 15 anos.

No parágrafo 1º do mesmo artigo, a condição de vulnerável é entendida para as pessoas que não tem o necessário discernimento para a prática do ato, devido a enfermidade ou deficiência mental, ou que por algum motivo não possam se defender.

No entanto, se a agressão resultar em lesão corporal de natureza grave ou se a vítima tiver entre 14 e 17 anos, a pena vai de oito a 12 anos de reclusão. E, se a conduta resultar em morte, a condenação salta para 12 a 30 anos de prisão.

O que é a cultura da pedofilia?

A cultura da pedofilia é um termo criado para definir como a sociedade aceita e até incentiva a sexualiação de crianças e adolescentes, além de estimular a infatilização da mulher adulta.

Isso pode se tornar presente desde letras de músicas a enredos de filmes.

Como denunciar violência contra mulheres?

  • Ligue 180 para ajudar vítimas de abusos.
  • Em casos de emergência, ligue 190.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)