Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID: PBH vai exigir testes apenas nos estádios e em eventos sociais

Novas regras foram publicadas no Diário Oficial do Município neste sábado (31/7) após a prefeitura revisar exigência de testagem para ir ao teatro


31/07/2021 10:15 - atualizado 31/07/2021 10:55

As novas regras passam a valer a partir de segunda-feira (2/7)(foto: Pixabay/Reprodução)
As novas regras passam a valer a partir de segunda-feira (2/7) (foto: Pixabay/Reprodução)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que serão exigidos testes de COVID-19 apenas para eventos sociais e futebol profissional. As mudanças foram publicadas em nova portaria no Diário Oficial do Município neste sábado (31/7). 

As novas regras, que valem a partir de segunda-feira (2/8), foram estabelecidas depois de a administração municipal publicar portaria que passava exigir testes do público de teatros e shows.

Segundo a Portaria Nº 0335/2021, publicada primeiramente nessa sexta-feira (30/7), "todo o público deve apresentar resultado negativo para a COVID-19 em teste dos tipos RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno realizado até setenta e duas horas antes do evento, inclusive funcionários, artistas e equipe de produção".

Artistas e produtores culturais se manifestaram contrários à medida e protocolaram carta enderaçada à PBH. "Infelizmente, a exigência é completamente desproporcional e inviável para a continuidade das atividades dos teatros em Belo Horizonte", diz o documento.

"Temos o desafio de atrair o público novamente para o consumo da arte e cultura. Cobrar testes do público aumenta, significativamente, o custo do ingresso e, por consequência, afasta ainda mais as pessoas do convívio saudável com a arte. Diante desta mudança de protocolo, infelizmente, teremos um novo fenômeno de fechamento dos teatros em Belo Horizonte e espetáculos cancelados em todos osteatros da cidade", diz o texto.

A carta foi assinada pelos sindicatos dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de Minas Gerais e dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais e pela Associação Mineira de Eventos e Entretenimento e Associação Brasileira dos Promotores de Eventos.


O Conselho Municipal de Política Cultural (Comuc) também recomendou ao Comitê de Enfrentamento ao Covid a revisão da exigência.

Sendo assim, a PBH informou que ''no que se refere a shows, teatro e espetáculos não haverá mais a necessidade" da testagem do público.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade