Publicidade

Estado de Minas 'PURA ALEGRIA'

Prefeito dança e usa camisa em apoio a comunidade LGBTQIA+ ao se vacinar

Conhecido como Têko, o gestor disse que a intenção foi se reafirmar como liderança gay e, ao mesmo tempo, incentivar a imunização


28/07/2021 17:04 - atualizado 28/07/2021 17:27

O prefeito de Itapecerica recebeu a primeira dose da AstraZeneca nesta quarta(foto: Reprodução/tekoprefeito/Instagram)
O prefeito de Itapecerica recebeu a primeira dose da AstraZeneca nesta quarta (foto: Reprodução/tekoprefeito/Instagram)
Prefeito de Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas Gerais, Wirley Reis (Podemos) virou assunto nas redes sociais, nesta quarta-feira (28/7), ao se vacinar contra a COVID-19. Para receber a dose, o gestor tirou o moletom e expôs a camisa em apoio à comunidade LGBTQIA+.

Conhecido como Têko, ele é o primeiro prefeito declarado gay a administrar o município de pouco mais de 21 mil habitantes. Já com a camisa com as cores do arco-íris que representam a bandeira, dançou ao lado da equipe de enfermagem a música "I Will Survive", na voz de Gloria Gaynor. 

Os vídeos foram postados nas redes sociais dele. No primeiro, ao lado da imagem de Nossa Senhora do Rosário ele diz estar “extremamente feliz” porque iria se imunizar com a primeira dose. “Vacina boa é vacina no braço”, defendeu. Em seguida, aparece na fila do posto de saúde aguardando para ser imunizado.
 
Em tom de conscientização e em resposta às críticas sobre as reações provocadas pelos imunizantes, ele postou: “E já comecei a ter reações: Sentimentos de alegria e de esperança de dias melhores”. Têko também incentivou a imunização.

“Quando chegar a sua vez, compareça. E também não deixe de tomar a segunda dose”, declarou.
 
 

Incentivo 

 
Têko integra o grupo por idade. Aos 39 anos, recebeu a primeira dose da AstraZeneca, da Fiocruz, e classificou o momento como “pura alegria”.

“É algo esperado por todos os brasileiros, com tanto atraso essa vacina tem chegado... Então o coração transbordou de alegria”, afirmou.

O prefeito disse que a intenção, ao gravar os vídeos e se vestir com a camisa, foi se reafirmar como liderança gay.

“A intenção é chamar a atenção para a causa e também me reafirmar como uma liderança política, representante, prefeito, gay assumido. Para mim é um orgulho representar toda essa comunidade, ter a liderança de uma cidade e ser respeitado por ela”, declarou.

Em um ato, Têko destacou duas bandeiras. “As pessoas devem se respeitar e todos se vacinar. É vacina no braço, não escolher vacina e se Deus quiser vamos sair desta pandemia ainda mais fortes”, enfatizou. Para o administrador, os vídeos são uma forma de levar a informação de forma divertida.

Ele ainda criticou a atuação do governo federal no processo de aquisição das vacinas.

“Foi tão difícil, as vacinas chegaram a conta gotas, o governo nesta articulação de compra de vacina foi muito demorado para chegar nos pequenos municípios. Agora está acontecendo e eu venho demostrar com esse ato e camisa, a explosão de alegria de receber essa gota de esperança”, finalizou.
 

Balanço 

 
Até o momento, 13.484 pessoas receberam a primeira dose em Itapecerica. Destas, 4.711 foram imunizadas com a segunda. Outras 290 doses únicas foram aplicadas.

*Amanda Quintiliano especial para o EM


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade