(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

BH: profissionais da saúde ressaltam importância da 2ª dose para vacinação

Profissionais da saúde de 18 a 36 anos concluem o esquema vacinal contra a COVID-19 nesta terça-feira (27/7) em Belo Horizonte


27/07/2021 12:29 - atualizado 27/07/2021 13:09

A psicóloga Camila Lisboa, de 33 anos, recebeu a segunda dose da AstraZeneca no posto da UFMG(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
A psicóloga Camila Lisboa, de 33 anos, recebeu a segunda dose da AstraZeneca no posto da UFMG (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
“Os efeitos colaterais são muito pequenos em comparação aos benefícios”. O relato é da psicóloga Camila Lisboa, de 33 anos, que compareceu nesta terça-feira (27/7) ao posto drive-thru da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para garantir a conclusão de seu esquema vacinal contra a COVID-19.

Neste dia 27 de julho, os trabalhadores da saúde de 18 a 36 anos voltam aos pontos de imunização de Belo Horizonte para receber a segunda dose. Segundo a prefeitura da capital, a expectativa é de que 150 mil profissionais sejam imunizados com a dose final da proteção contra o coronavírus.

“As pessoas devem se vacinar com a segunda dose. É uma ação de amor próprio e também para aqueles que você ama”, ressaltou Camila. Como psicóloga, ela conta que teve dificuldades para se adaptar à rotina de trabalho dentro de casa, já que sua profissão depende de uma relação mais próxima com as pessoas que auxilia.

“É um desafio atender meus pacientes remotamente. O contato físico faz muita diferença no acolhimento. Para conseguir dar amor e atendimento de forma on-line é diferente”, diz.

Por causa do avanço da vacinação para o grupo, a biomédica Paula Luize Camargos, de 28 anos, conta que voltou ao trabalho presencial após um ano de home office. Segundo ela, a vacina possibilita o sentimento maior de esperança por dias melhores.

A biomédica Paula Luize Camargos, de 28 anos, concluiu seu esquema vacinal nesta terça-feira (27/7)(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
A biomédica Paula Luize Camargos, de 28 anos, concluiu seu esquema vacinal nesta terça-feira (27/7) (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
“É uma sensação muito boa, de que estamos perto de frear o contágio do vírus e possa superar a pandemia. Todos precisam se vacinar para que o número de casos possa ser reduzidos”, disse Paula, que também concluiu sua vacinação com a AstraZeneca nesta terça-feira (27/7).

De acordo com o vacinômetro da PBH, até o momento 199.909 profissionais da saúde receberam a primeira e 114.712 a segunda aplicação dos imunizantes. O público foi um dos primeiros a serem contemplados na campanha de vacinação da cidade, em março de 2021.

O que é preciso para se vacinar

De acordo com a administração municipal, para que os trabalhadores da saúde possa se imunizar com a segunda dose é necessário levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF.

O horário de funcionamento, em dias úteis, dos postos fixos e extras será das 8h às 17h. Nos pontos de drive-thru, o atendimento vai das 8h às 16h30. Todos os endereços podem conferidos no portal da Prefeitura.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)