(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CINCO HORAS DE RESGATE

Explorador de cavernas é resgatado após pedra se soltar e atingi-lo

Espeleólogo sofreu fratura exposta na perna direita e foi hospitalizado; acidente aconteceu no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas


27/07/2021 11:33 - atualizado 27/07/2021 11:57

Com fratura exposta, vítima foi imobilizada para a retirada da caverna. Resgate terminou à noite(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Com fratura exposta, vítima foi imobilizada para a retirada da caverna. Resgate terminou à noite (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Um espeleólogo de 40 anos foi resgatado após sofrer um acidente enquanto explorava uma gruta no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Januária, Norte de Minas Gerais. O local era de difícil acesso e todo o processo para retirar a vítima em segurança levou cinco horas. O homem sofreu uma fratura e foi hospitalizado. 

De acordo com o 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros, o Pelotão de Januária foi acionado pouco antes das 15h30 dessa segunda-feira (26/7) após ser chamada pelos exploradores. O parque fica a aproximadamente 38 quilômetros do centro do município. 

A informação era de que um grupo de espeleólogos estava no interior de uma gruta do parque, em um plano de inclinação de cerca de 570 metros de altura da base do morro, quando uma placa rochosa se desprendeu e atingiu um deles. 

Grupo de espeleólogos estava no interior de uma gruta do parque, em um plano de inclinação de cerca de 570 metros de altura da base do morro(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Grupo de espeleólogos estava no interior de uma gruta do parque, em um plano de inclinação de cerca de 570 metros de altura da base do morro (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)


No local, os bombeiros elaboraram um plano para a retirada da vítima. A equipe foi formada por cinco militares e 14 exploradores voluntários que estavam no local. 

Militares fazem escalada para alcançar local onde estava a vítima(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Militares fazem escalada para alcançar local onde estava a vítima (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
“Munidos de EPI’s (equipamentos de proteção individual), material de salvamento em altura e terrestre, a guarnição progrediu até a entrada da gruta onde estava a vítima. Consciente e orientada, a mesma apresentava fratura exposta na perna direita, ferimento corto contuso com sangramento na perna esquerda e um corte no queixo”, informou a corporação. 

Após prestarem os primeiros socorros, estabilizando e imobilizando avítima na prancha, ele foi transportado até a unidade de resgate que estava perto da base da serra. O resgate avançou pela noite, e a equipe precisou montar rotas para garantir a segurança da operação. 

Vídeo mostra descida da equipe transportando o homem ferido



O espeleólogo que foi vítima do acidente tem experiência na atividade, segundo os militares. Ele foi levado em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Hospital Municipal de Januária. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)