(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OCUPAÇÕES OPOSTAS

Com 80%, taxa de ocupação de leitos UTI/COVID de Araxá volta a preocupar

Entretanto, ocupação dos leitos de enfermaria COVID está em apenas 11%; nesta quarta-feira (21/7) Secretaria Municipal de Saúde suspendeu vacinação da 1ª dose


22/07/2021 11:05 - atualizado 22/07/2021 11:10


O Hospital Santa Casa de Misericórdia é o único de Araxá e de toda a sua microrregião com vagas em leitos de UTI e enfermaria para pacientes com a COVID-19(foto: federassantas.org.br/reprodução)
O Hospital Santa Casa de Misericórdia é o único de Araxá e de toda a sua microrregião com vagas em leitos de UTI e enfermaria para pacientes com a COVID-19 (foto: federassantas.org.br/reprodução)
 
Segundo o último boletim epidemiológico de Araxá, a taxa de ocupação de leitos de UTI/COVID da Santa Casa de Misericórdia, o único hospital da cidade e de sua microrregião a atender pacientas infectados pelo novo coronavírus, voltou a preocupar: 80%. Por outro lado, a ocupação dos leitos de enfermaria/COVID do hospital está em apenas 11%.
 
Dos 20 leitos disponíveis na Santa Casa de Misericórdia, 16 estão ocupados, com 13 pacientes de Araxá e três de Ibiá. Já ocupação dos 26 leitos de enfermaria do hospital, 3 estão ocupados com pacientes de Araxá.
 
Desde o início da pandemia, foram registrados 13.733 casos positivos da COVID-19 em Araxá, sendo que destes, 223 pessoas morreram e 13.138 se recuperaram.
 
De acordo com o último 'Vacinômetro', divulgado pela prefeitura de Araxá nesta quarta-feira (21/7), a cidade, de cerca de 110 mil habitantes já recebeu 74.685 doses, sendo que destas 63.509 já foram aplicadas (4.557 dose única; 44.257: 1ª dose e 14.695: 2ª dose) e 11.176 em aplicação.
 
Araxá volta a vacinar públicos por idade
 
A Superintendência Regional de Saúde Triângulo Sul, em Uberaba, recebeu no início da noite desta quarta-feira (21/7), a 30ª remessa de doses da vacina contra a COVID-19.

São aproximadamente mais 25 mil doses que serão divididas entre a maior cidade da região, que ficará com cerca de 12 mil,e outros 26 municípios, entre estes a segunda maior cidade: Araxá, que receberá cerca de 3 mil doses das vacinas da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac.
 
Os novos imunizantes estão sendo distribuídos para estes 26 municípios da SRS Triângulo Sul nesta quinta-feira (22/7).
 
Confira a quantidade de doses e nomes dos fabricantes de cada uma das 27 cidade da Regional de Saúde do Triângulo Sul(foto: Maurício Ferreira/Divulgação)
Confira a quantidade de doses e nomes dos fabricantes de cada uma das 27 cidade da Regional de Saúde do Triângulo Sul (foto: Maurício Ferreira/Divulgação)
 
 
Segundo a Secretaria de Saúde de Araxá, após o fim do estoque enviado pelo governo estadual a cidade suspendeu nesta quarta-feira (21/7), temporariamente, a aplicação da 1ª dose da vacina contra COVID-19 para novos grupos etários e trabalhadores de indústrias e construção civil.
 
Para a secretária municipal de Saúde, Lorena de Pinho Magalhães, a distribuição das doses feita pelo Estado não é "justa".
 
“A última remessa entregue pelo Estado é uma constatação da forma desproporcional que os imunizantes estão sendo destinados. Cobramos novamente nesta semana da Secretaria Estadual de Saúde e estamos aguardando a correção”, afirma.
 
A reportagem enviou um pedido ao governo estadual para comentar a situação desde a primeira crítica da prefeitura de Araxá ao esquema de distribuição de doses, há duas semanas, mas não obteve resposta.
 
Aplicação da 2º dose prossegue nesta quinta-feira (22/7)
 
Apesar do fim do estoque da 1ª dose, conforme a Secretaria de Saúde de Araxá, a aplicação de 2ª dose e das doses para gestantes, mulheres que deram à luz em até 45 dias e quem está amamentando está mantida, já que há doses disponibilizadas especificamente para esses grupos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)