(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

BH: pessoas de 41 anos comemoram receber vacina de dose única

Faixa etária começou a ser vacinada em BH nesta sexta-feira (16/7); neste sábado, serão imunizados com segunda dose as pessoas com 60 anos


16/07/2021 12:38 - atualizado 16/07/2021 17:22

Fabrício César Silveira, de 41 anos, recebeu a dose única da Janssen no posto da UFMG(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Fabrício César Silveira, de 41 anos, recebeu a dose única da Janssen no posto da UFMG (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Moradores de Belo Horizonte com 41 anos são imunizados contra a COVID-19 nesta sexta-feira (16/7). Eles recebem a dose única da vacina da Janssen, produzida pela farmacêutica Johnson & Johnson.

Segundo a prefeitura da capital, o público está recebendo as doses remanescentes das aplicações em moradores em situação de rua e pessoas com 50 anos. Fabrício César Silveira e Leonardo Sampaio Cardoso, de 41 anos, ambos vacinados no posto drive-thru da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), relataram o maior entusiasmo de serem protegidos contra o coronavírus com o imunizante norte-americano. 

“Fui privilegiado. Estava eufórico esperando por esse dia”, disse o empresário, Leonardo Sampaio.

“É uma alegria. Quanto tempo a gente estava esperando essa vacina chegar. Infelizmente nós não temos um governo que não ajuda muito e que não acreditou na doença. Foram muito omissos”, afirmou o gerente de T.I., Fabrício Silveira.

Além de comemorar a dose única, Leonardo disse ao Estado de Minas que a vacinação nesta sexta (16/7) representa um alívio ainda maior para ele. Ao longo da pandemia até chegado este momento, o empresário foi infectado com a COVID-19 por duas vezes.

“A primeira foi em setembro do ano passado. E a segunda foi depois de tomar conta do meu pai, que pegou o vírus. Fiquei desesperado achando que não iria pegar, mas peguei. Graças a Deus nós não tivemos grandes reflexos da COVID e saímos ilesos dela. Agora fico emocionado de tomar e ficar mais tranquilo", relatou.

O risco enfrentado por Leonardo é um dos motivos que Fabrício relatou para continuar seguindo os protocolos de segurança do vírus, mesmo após ter sido vacinado. “Enquanto não tiver essa queda considerável de doentes, tem que continuar usando máscara. Tem muita gente ainda perdendo familiares e pessoas que gostam, precisamos levar isso em consideração”, alertou o gerente de T.I.

Segunda dose dos idosos de 60 anos


Neste sábado (17/7), os idosos de 60 anos devem comparecer aos postos fixos, das 7h30 às 16h30, e drive-thru, das 8h às 16h30, destinados para o grupo, para receber a segunda dose da vacina. Os endereços estarão disponíveis no portal da PBH.

Para a conclusão do esquema vacinal, é necessário levar o comprovante de residência, cartão de vacina que consta a aplicação da primeira dose, documento de identidade e CPF.

A reportagem questionou a Secretaria Municipal de Saúde qual a previsão de outros públicos, como as lactantes e os moradores com 40 anos, serem incluídos na campanha de vacinação, porém não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Mais tarde, pasta informou que, na capital, o público de lactantes é estimado em 13 mil mulheres que tiveram bebês em até 6 meses.

"De acordo com a Nota Informativa 2, enviada pela Secretaria de Estado da Saúde, a vacinação poderá ser realizada em lactantes que pertençam a algum dos grupos prioritários já elencados, não sendo considerada uma condição prioritária para a vacinação", informou. 

A partir de segunda-feira (19/7), a PBH vai ampliar a vacinação contra a Covid-19 e poderão se vacinar as pessoas de 40 anos, completos até 31 de julho, exclusivamente residentes da capital.

Até o momento, segundo o vacinômetro da PBH, 1.285.723 do público alvo da vacinação em BH foram imunizados com a primeira e 470.869  com a segunda dose. Além disso, 18.156 aplicações foram feitas com a vacina da Janssen.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)