(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Enfermeira de Ouro Preto faz apelo: 'Não quero intubar familiar de vocês'

Em vídeo, Magaly Leite fala sobre os dramas vividos por quem pega a forma grave da COVID-19 e pede à população que fique em casa


21/06/2021 22:49 - atualizado 28/06/2021 11:34

A enfermeira plantonista Magaly Leite alerta a população sobre o que é estar intubado em uma UTI(foto: Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)
A enfermeira plantonista Magaly Leite alerta a população sobre o que é estar intubado em uma UTI (foto: Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)
Após a triste marca de 500 mil vidas perdidas pela COVID-19 no Brasil nesse final de semana e 109 mortes confirmadas, segundo boletim epidemiológico desta segunda-feira (21/6), em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, a enfermeira plantonista Magaly Leite resolveu gravar um vídeo em que  desabafa sobre o que está sentindo.
 
Ela trabalha na principal porta de entrada de infectados pela doença na cidade, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Dom Orione. “A COVID é um desprazer, é um desprazer tentar ter que acalmar um paciente de 30 anos sem cormobidades que vai ser intubado porque não consegue mais respirar sozinho, é um desprazer ver idosos perguntando porque Deus fez isso com eles”, afirma.
 
No depoimento, Magaly conta sobre o estágio de intubação dos pacientes, a fase que mais preocupa familiares e hospitais porque demanda leitos e medicamentos.

Segundo o boletim epidemiológico desta segunda-feira, 26 pessoas estão internadas na UPA, sendo 20 delas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
 
Na Santa Casa de Ouro Preto, a ocupação dos leitos de UTI para COVID-19 está em 100%. Por isso, a preocupação dos profissionais da saúde é grande.
 
Magay Leite relata que os paciente sofrem e os profissionais da saúde também por saberem que nem sempre vão conseguir vencer a doença. Com isso, a pandemia que se arrasta há mais de um ano no Brasil também afeta a saúde mental de muitos que lidam diariamente com ela.
 
“Eu nem tenho como explicar a sensação de começar a reanimar uma pessoa que há dois dias estava bem e simplesmente parou. Eles morrem sozinhos, e o familiares não têm nem a chance de segurar as suas mãos”, comenta, emocionada.

Confira o vídeo:
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)