(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID: Minas inclui grávidas e lactantes nos próximos grupos prioritários

Segundo o levantamento da SES-MG, 2.662 mulheres grávidas foram contaminadas e 84 gestantes morreram até 26 de abril


11/06/2021 19:22 - atualizado 12/06/2021 09:10

Assim que novas remessas da Pfizer e da CoronaVac forem destinadas ao estado, estas mulheres poderão ser imunizadas(foto: Pixabay/ Reprodução)
Assim que novas remessas da Pfizer e da CoronaVac forem destinadas ao estado, estas mulheres poderão ser imunizadas (foto: Pixabay/ Reprodução)
Grávidas, puérperas e lactantes, mesmo sem apresentarem comorbidades, foram incluídas entre os públicos prioritários para serem vacinadas contra a COVID-19 em Minas Gerais. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (11/6) em reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES). A imunização começará a partir das próximas remessas de doses.

A inclusão de grávidas, puérperas e lactantes que não possuem algum tipo de acometimento na saúde será feita pela Comissão Intergestores Bipartite da Secretaria de Estado de Saúde.

 

“Essas mulheres, neste momento especial de suas vidas, passam a ser incluídas como grupos prioritários. Mesmo aquelas que não tiverem problemas de saúde, podem se vacinar. Este é um público em que, ultimamente, tem sido constatado aumentado na mortalidade e letalidade pelo coronavírus, por isso a decisão do Estado em inclui-las como grupo prioritário”, explicou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Bábio Baccheretti, por meio da assessoria de imprensa.

De acordo com o notificado à SES/MG por meio do e-SUS, SIVEP-Gripe, CIEVS e pelos laboratórios e farmácias privadas, o número total de gestantes contaminados pela COVID-19, até a data de 26 abril de 2021, foi de 2.662 mulheres. Dessas, 84 morreram

Segundo o Governo de Minas, os imunizantes utilizados para este grupo não devem conter vetor viral por medida de segurança. Desta forma, assim que novas remessas da Pfizer e da CoronaVac forem destinadas ao estado, estas mulheres poderão ser imunizadas.

A orientação para a vacinação das gestantes e lactantes, sem comorbidade, era, até o momento, para as que pertenciam a outros grupos prioritários - trabalhadoras da saúde ou de outros serviços essenciais.

Elas poderiam ser vacinadas após avaliação individual de risco e benefício a ser realizada em conjunto com o médico. A partir da nova deliberação, todas as mulheres grávidas ou amamentando poderão ser vacinadas. Em relação àquelas gestantes e lactantes com alguma comorbidade, o Programa Nacional de Imunização (PNI). 

A reunião de hoje que terminou com a nova decisão contou com representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), da coordenação de Saúde Materno Infantil da Secretaria, do Ministério Público e Defensoria Pública.

Em Belo Horizonte 

 

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta sexta-feira (11/6), que ainda não recebeu oficialmente a orientação de vacinação de gestantes e puéperas sem comorbidades.

 

A partir de segunda-feira (14/6), a administração municipal seguirá com a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades.

 

"A Prefeitura aguarda orientação e doses necessárias para vacinar gestantes e puérperas sem comorbidades e reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo", informou por meio de nota. 

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação

Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)