(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EXPULSOS

Voo com 30 brasileiros deportados dos EUA chega em BH nesta sexta (21/5)

Em dois anos, mais de 1.200 brasileiros já foram deportados do país norte-americano; este é primeiro grupo durante a gestão do presidente democrata Joe Biden


21/05/2021 10:43 - atualizado 21/05/2021 12:29

Cerca de 30 brasileiros deportados chegarão nesta sexta-feira (21/5) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins(foto: Carlos Altman/EM/D.A Press)
Cerca de 30 brasileiros deportados chegarão nesta sexta-feira (21/5) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (foto: Carlos Altman/EM/D.A Press)
Um grupo com 30 brasileiros deportados dos Estados Unidos está previsto para chegar às 15h40 desta sexta-feira (21/5) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Em dois anos, foram mais de 1.200 imigrantes do Brasil expulsos do país. 

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse que os cidadãos que retornam ao país neste voo se encontram detidos, com ordem definitiva de deportação, portanto sem perspectiva de recuperarem a liberdade em território norte-americano. 
 
A príncipio a pasta havia comunicado que o voo continha 106 passageiros. Porém, corrigiu a informação e diz que o avião transportará 30 pessoas. 

O Itamaraty também informou que o processo está sendo acompanhado pelo órgão para que a segurança e bem-estar dos brasileiros seja garantida. Em voos passados, outros deportados haviam relatado terem sofrido maus-tratos.

“A realização do voo tem como objetivo primário reduzir, para esses cidadãos, o tempo de permanência em centros de detenção nos Estados Unidos, em particular no atual contexto da pandemia da COVID-19”, informou em nota.

Este é o primeiro movimento de deportação em massa de imigrantes brasileiros após Joe Biden assumir a presidência dos Estados Unidos, em 2021. O democrata pausou por 100 dias as deportações e prometeu tratar de ‘forma digna’ imigrantes ilegais que vivem hoje no país. No entanto, coloca em prática uma medida que foi bastante utilizada durante a gestão de seu antecessor, o empresário Donald Trump, conhecido por suas políticas anti-imigração.

O desembarque de pessoas que tentaram entrar ilegalmente nos EUA não era aceito pelo Brasil desde 2006. A mudança voltou a ser adotada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em outubro de 2019. 

Desde então, foram 22 voos realizados, somando cerca de 1.195 imigrantes brasileiros sem documentos deportados. Com mais este avião, o número sobe para 1.225.

Ainda segundo o Itamaraty, as repartições consulares brasileiras nos Estados Unidos “seguem prestando toda a assistência consular cabível aos cidadãos brasileiros ainda detidos naquele país''.
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)