(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SITUAÇÃO PREOCUPANTE

Banco de sangue do Hemominas entra em estado crítico

Segundo a Fundação, número de doadores caiu mais ainda com o clima frio, deixando o estoque em nível crítico


12/05/2021 11:16 - atualizado 12/05/2021 16:06

Número de doadores de sangue tem queda e deixa os estoques em nível preocupante(foto: Fundação Hemominas/Divulgação)
Número de doadores de sangue tem queda e deixa os estoques em nível preocupante (foto: Fundação Hemominas/Divulgação)
A Fundação Hemominas se encontra novamente com baixo estoque de sangue. Desta vez o nível é crítico porque o número de doadores parece ter diminuído mais ainda em função do tempo frio. De acordo com a administração, o estoque só é suficiente para mais alguns dias.

LEIA TAMBÉM: É seguro doar sangue durante pandemia de coronavírus?
 
O Hemominas informou que a situação é preocupante, pois o estoque talvez dure apenas mais dois dias. Um dos motivos das pessoas não estarem indo fazer as doações seria mesmo o clima mais frio, que deixaria as pessoas mais desanimadas.
 
No momento, apenas os estoques de sangue dos tipos B positivo e AB  positivo encontram-se estáveis.

A necessidade mais urgente é dos tipos sanguíneos O positivo, O negativo e A positivo. Os estoques desses tipos sanguíneos estão 60% abaixo do ideal.
 
Os estoques dos tipos A negativo, B negativo e AB negativo estão em estado de alerta. 
 
Desde o início da pandemia do coronavírus a Hemominas registrou uma queda média de cerca de 20% no comparecimento de doadores de sangue em todas as unidades no estado de Minas Gerais.

Entretanto, o impacto neste ano tem sido ainda maior em virtude das inaptidões em relação a sintomas gripais, diagnóstico confirmado para COVID-19 (em ambas as situações as pessoas devem aguardar 30 dias após a recuperação para poder doar sangue) e contato com pessoas que tiveram COVID-19, o que exige quarentena de 14 dias antes de efetuar a doação.
 
A Fundação ressalta que todos os tipos sanguíneos são importantes e necessários pois, no caso de uma transfusão de sangue, é necessária a compatibilidade sanguínea. Já no caso de cirurgias de emergência, quando não há tempo de verificar o tipo sanguíneo do paciente, é utilizado o sangue O negativo – doador universal.
 
"Precisamos lembrar que, a todo instante, pessoas sofrem acidentes, necessitam de cirurgias de urgência, de transplantes etc. Além disso, alguns pacientes - como os portadores de anemias falciformes, hemofilia e outras doenças crônicas - precisam, constantemente, de receber transfusão de sangue e hemocomponentes”, destaca nota do Hemominas.
 
Para evitar aglomerações, é essencial agendar a doação de sangue no site www.hemominas.mg.gov.br ou pelo aplicativo MGapp Cidadão.
 

*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)