(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESSENCIAL PARA URGÊNCIAS

Estoques em estado crítico: Hemominas segue aberto para doações de sangue

Unidades da Hemominas seguem funcionando para doação de sangue, os estoques de bolsas de sangue O positivo, O negativo e A positivo estão muito baixos


15/03/2021 11:59 - atualizado 15/03/2021 12:28

(foto: (foto: Reprodução/Pixabay))
(foto: (foto: Reprodução/Pixabay))
Os estoques de sangue da Hemominas estão em estado crítico, informou a fundação na manhã desta segunda-feira (15/03).

Atualmente, todos os tipos positivos estão, em média, 30% abaixo do ideal, enquanto os dos tipos negativos, 35%. Já o estoque dos tipos O positivo, O negativo e A positivo está ainda menor.

As unidades da Hemominas em todo o estado seguem funcionando normalmente, à espera de voluntários para doação e reposição do estoque em níveis normais.

Os procedimentos de proteção e prevenção contra a COVID-19 são seguidos  pela fundação para que os doadores se sintam seguros. Entre os cuidados adotados estão o agendamento do horário para doação, uso obrigatório de máscaras cobrindo nariz e boca, utilização do álcool gel ou líquido 70% para higienização das mãos e a reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades para garantir o distanciamento mínimo entre os doadores.

Como doar

Segundo a orientação da Hemominas, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pela COVID-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação. Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por COVID-19 são considerados inaptos por 14 dias após a última interação com essas pessoas. 

Vacinas

O prazo de inaptidão para doação após a vacina para covid-19 depende da imunização recebida. Para as vacinas disponíveis em Minas Gerais até o momento, os prazos são:

- Coronavac / Sinovac: 48 horas

- Covishield / Serum / AstraZeneca / Fiocruz: 7 dias 

Agendamento

As doações devem ser agendadas on-line ou pelo MGapp - Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)