(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍCIA

COVID-19: Polícia Civil ouve vereador que abriu caixão com facão

Advogado do vereador William Faria (PT) disse que ele cometeu apenas 'erro de proibição'. Resultado do teste RT-PCR, feito no idoso, deu inconclusivo


29/04/2021 10:05 - atualizado 29/04/2021 11:12

No domingo (25/4), o vereador William Faria, mostrou o atestado de óbito do idoso, que não constava a COVID-19 como causa da morte(foto: Reprodução vídeo redes sociais)
No domingo (25/4), o vereador William Faria, mostrou o atestado de óbito do idoso, que não constava a COVID-19 como causa da morte (foto: Reprodução vídeo redes sociais)
O Casu-Hospital Irmã Denise divulgou na quarta-feira (28/4) o resultado do teste RT-PCR feito com material coletado do idoso cujo corpo estava no caixão lacrado, que foi aberto com facão pelo vereador William Faria (PT), em Santa Bárbara do Leste.

"Informamos que o teste apresentou resultado indetectável, porém não podemos considerar que é um resultado conclusivo e nem descartar a infecção, uma vez que o paciente apresentava apenas três dias de sintomas, e devido ao óbito, não foi possível realizar a contra prova do exame", informou o Casu, em nota.

O paciente que morreu com sintomas da COVID-19, José Vieira do Carmo, de 91 anos, morava em Entre Folhas, cidade próxima a Santa Bárbara do Leste, onde ele tinha familiares.  

O Casu esclereceu que o homem deu entrada na UTI COVID-19 no hospital na madrugada de domingo (25/4), transferido via SUS Fácil, da UPA Caratinga, já intubado. O laudo foi direcionado ao hospital, por meio da central de regulação, como caso suspeito para COVID-19 e o paciente apresentava sintomas graves e sugestivos para a doença há aproximadamente três dias, de acordo com a nota expedida pelo Casu.

Sobre os protocolos e as declarações de óbito do paciente, seguidos pelo Casu, o hospital esclareceu que seguiu as orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Ministério da Saúde (MS). E que neste caso, o velório é proibido pelas instâncias sanitárias do governo, devido à alta transmissibilidade do vírus. 

Vereador depõe na Polícia Civil


O vereador William Faria (PT), que abriu com um facão o caixão lacrado com o corpo do idoso, compareceu à Delegacia de Polícia Civil de Caratinga na quarta-feira (28/4) para prestar depoimento. Seu advogado, Alexsandro Victor de Almeida, disse que seu cliente é acusado da prática de dois delitos: infringência à norma sanitária e violação de urna mortuária.

Disse que o vereador abriu o caixão a pedido dos familiares e depois de ler o documento que atestava o óbito, que é idôneo, e que declarava que o homem não havia morrido pela COVID-19. "Ele entendeu que não estava cometendo nenhuma irregularidade sanitária e também não estava cometendo delito de violação de urna mortuária. Ele cometeu um erro de proibição, que o isenta de pena. Quero crer que a autoridade policial deverá concluir pela atipicidade da conduta do vereador", disse.

Além do inquérito policial contra ele, o vereador terá de se defender em outros dois processos. A Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste está investigando a conduta do vereador e criou uma comissão parlamentar com este fim. Outro processo foi aberto pela Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores, que já afastou o vereador e pode expulsá-lo do partido.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)