(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Aumenta procura por atendimento nas UBSs de Betim no fim de semana

Unidades de saúde registraram 20% a mais de consultas por síndromes respiratórias; objetivo é desafogar os hospitais


05/04/2021 16:27 - atualizado 05/04/2021 18:51

As UBSs de Betim permanecerão abertas nos próximo fim de semana para atender casos leves de contaminação por COVID-19(foto: Prefeitura de Betim/Divulgação)
As UBSs de Betim permanecerão abertas nos próximo fim de semana para atender casos leves de contaminação por COVID-19 (foto: Prefeitura de Betim/Divulgação)
Movimento nas nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Betim no fim de semana mostrou um aumento na procura de atendimento pela população. De sexta-feira (2/4) até domingo (4/4), 352 consultas foram realizadas nas unidades, com 10 transferências. No fim de semana anterior, foram 281 atendimentos, com 13 transferências.
Pela segunda semana consecutiva, nove UBSs de Betim permaneceram abertas no fim de semana para receber pessoas com sintomas usuais de contaminação pelo novo coronavírus, principalmente síndromes respiratórias.  O objetivo é desafogar os prontos atendimentos nos hospitais.

As UBS’s Angola, Laranjeiras, Alterosas, Cachoeira, Dom Bosco, Jardim Teresópolis, Imbiruçu, Citrolândia e Guanabara seguirão abertas nos próximos dois fins de semana.

De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, 120 atendimentos foram realizados no domingo. Desse total, foi necessária a execução de cinco soroterapias e três transferências. Além disso, três pacientes demandaram uso de oxigênio. No sábado houve 100 atendimentos e, na sexta-feira, 132. Nesses três dias ocorreram, ao todo, 10 transferências.

"O município enfrenta o pior momento do combate à COVID-19, com aumento expressivo do número de casos e, consequentemente, da ocupação de leitos. Por isso, nossa preocupação é ampliar o atendimento e acelerar o processo de vacinação, conforme o número de doses que formos recebendo do estado. Precisamos que a população nos ajude e faça sua parte, cumprindo todas as medidas de biossegurança. É de extrema importância que todos colaborem. Se for necessário atendimento médico no fim de semana, pedimos que as pessoas procurem por uma das UBSs abertas. As unidades estão preparadas para atender sintomas leves de resfriado e também outras enfermidades”, ressalta o secretário adjunto de Saúde, Augusto Viana.

O boletim epidemiológico desta segunda-feira (5/4), divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, consta 21.043 casos confirmados da COVID-19 no município desde o início da pandemia, sendo 19.240 já recuperados e 676 mortes pela doença. Atualmente 1.052 pessoas estão sendo acompanhadas.

A taxa de ocupação dos leitos destinados à COVID-19 segue em 88% dos leitos clínicos e, no momento, 94% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão ocupadas. 


Imunização de idosos contra a COVID-19 

Idosos de 68 e 69 anos foram imunizados contra a COVID-19 na última sexta-feira (2/4) e sábado (3/4) em Betim. A vacinação ocorreu nas seis maiores UBSs: Angola, Vila Cristina, Bueno Franco, Homero Gil, Alcides Braz e Guanabara.

Ao todo, 1.468 doses referentes à primeira etapa da imunização foram aplicadas neste grupo. De acordo com o balanço de imunizações da secretaria, uma média de 244,3 doses foram aplicadas em cada uma das seis UBS’s.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)