(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: São Tiago atinge a marca de 200 casos confirmados

Com quase 11 mil habitantes, cidade teve aumento de 150% no número de infectados pelo novo coronavírus em 2021


30/03/2021 17:55 - atualizado 30/03/2021 20:42

Prefeitura tem apostado na fiscalização como forma de combater aglomerações e impedir que o vírus se espalhe (foto: Reprodução/Youtube)
Prefeitura tem apostado na fiscalização como forma de combater aglomerações e impedir que o vírus se espalhe (foto: Reprodução/Youtube)
 

Nesta terça-feira (30/3), a Prefeitura de São Tiago, no Campo das Vertentes, a 200 quilômetros de BH, confirmou o 200° caso da COVID-19 no município. O número de novos casos em 2021 corresponde a 60% do total de pessoas infectadas na cidade desde o início da pandemia.

 

Os três primeiros registros da doença foram em 9 de junho de 2020. Desde então, o número de casos vem crescendo gradativamente, tendo um salto neste ano, com a adição de 120 novos casos.

 

Até o momento, o município registrou sete óbitos provocados pela doença e 18 pessoas estão com o vírus ativo em isolamento domiciliar.

“Prevenção é a palavra de ordem para que os números não cresçam ainda mais. Todos devem fazer a sua parte”, afirma o prefeito Alexandre Vivas.

 

Com quase 11 mil habitantes, São Tiago não tem hospital com leitos UTI disponíveis para tratamento da COVID-19. Dessa forma, os casos mais graves são encaminhados aos hospitais da região, em São João del-Rei e Barbacena. Porém, em ambas as cidades, a taxa de ocupação de UTI já passa de 100%.

 

Fiscalização

Atualmente, o município está na Onda Roxa do Minas Consciente. De acordo com o prefeito, além das regras estipuladas no plano estadual, o município tem feito um forte trabalho de conscientização nas redes sociais e intensificando a fiscalização.

 

Nesse domingo (28), colaboradores contratados pela prefeitura acionaram a Polícia Militar (PM) para dispersar aglomeração na Praça Dom Pedro II (Praça do Boi).

Ao todo, 16 pessoas estavam reunidas no local e todas receberão multa de R$ 1,2 mil.

 

“Nosso cenário é preocupante. Não podemos deixar esse vírus se alastrar mais. Estamos trabalhando em cima da fiscalização e iremos aplicar multas para qualquer indivíduo que estiver aglomerando”, afirma o prefeito.

 

“A administração já vem contando com a parceria da Polícia Militar e outros representantes para conter essas pessoas. Pode ter certeza que estamos dispostos a buscar soluções o quanto antes. E, quem sabe, com tratativas futuras, conseguirmos adquirir mais doses da vacina”, finaliza.

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)