(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MAIS RESTRIÇÕES

Três praças de BH e mais oito pontos da Lagoa da Pampulha são interditados

Fechamento com gradis será feito a partir deste sábado (27/3) para evitar aglomeração de pessoas nesses pontos e tentar frear avanço da COVID-19


26/03/2021 19:56 - atualizado 26/03/2021 20:31

Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia, será uma das interditadas pela prefeitura a partir deste sábado (27/3)(foto: Leandro Couri/EM/D.A press)
Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia, será uma das interditadas pela prefeitura a partir deste sábado (27/3) (foto: Leandro Couri/EM/D.A press)

 

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai fechar mais três praças da cidade neste sábado (27/3) para evitar aglomeração de pessoas diante dos recordes dos indicadores da pandemia da COVID-19. A medida abrange, agora, a Duque de Caxias (Santa Tereza, Região Leste), a Floriano Peixoto (Santa Efigênia, Centro-Sul) e a Arquiteto Ney Werneck (Belvedere, Centro-Sul).

 

Outros oito pontos da Lagoa da Pampulha também serão interditados com gradis. São eles: o Marco Zero, os mirantes Bem-te-vi e Biguá, o Vertedouro, a entrada do Museu e as praças Olavo Kafunga Bastos, Geralda Damata Pimentel e São Francisco de Assis.

 

Além disso, a partir da noite deste sábado, duas pistas de corrida terão trechos interditados. A medida vale para os equipamentos da Avenida José Cândido da Silveira, no Bairro Cidade Nova (Nordeste); e da Rua Henrique Badaró Portugal, no Buritis (Oeste).

 

Desde 7 de março, outros sete locais com potencial de aglomeração de pessoas estão fechados em BH. São eles: as praças JK, da Assembleia, da Liberdade e do Papa; os mirantes Garças e Sabiá (ambos na Pampulha) e a Lagoa Seca, no Belvedere.

 

A reportagem do Estado de Minas já havia antecipado a interdição das praças Duque de Caxias e Floriano Peixoto nessa quarta (24/3).

 

Na matéria, o EM também informou, em primeira mão, que a Praça Sete receberia gradis nos seus quarteirões para evitar reunião de pessoas na noite deste domingo (28/3).

 

“Essa é a primeira ação de muitas”, afirmou o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Ribeiro Zeferino, na oportunidade.

 

Números

 

Belo Horizonte bateu recorde de registro de mortes por COVID-19 nesta sexta-feira. A cidade computou o maior aumento de óbitos entre um boletim e outro: 59 foram incluídos no balanço.

 

Portanto, a cidade chegou à marca de 3.145 vidas perdidas para o novo coronavírus.

 

O número de casos alcançou 138.127. São 1.198 diagnósticos a mais que no levantamento dessa quinta.

 

O salto de mortes acompanha o colapso no sistema de saúde da cidade, principalmente na rede particular. Os hospitais privados computam as ocupações dos leitos de enfermaria e de UTI acima dos 100%: respectivamente, 108,2% e 120%.

 

Belo Horizonte completou, nesta sexta-feira, uma semana com suas UTIs para pacientes com COVID-19 em colapso.

 

A ocupação geral (redes pública e privada) dos leitos do tipo chegou a 107,5% neste boletim, a maior em mais de um ano de pandemia, com elevação de 1,8 ponto percentual em relação ao balanço dessa quinta (25/3).

 

Conforme o balanço, BH tem 924 leitos de UTI. Porém, há 993 pessoas com necessidade de internação. O deficit é de 69 vagas.

 

A taxa de ocupação das enfermarias para COVID-19 também apresentou crescimento: de 86,8% para 88,5% na soma entre o SUS e a rede suplementar.

 

Outro indicador fundamental, a taxa de transmissão do coronavírus caiu na cidade: de 1,16 para 1,14. O parâmetro permanece na zona intermediária da escala de risco, entre 1 e 1,2.

 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)