(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Ibirité adere à onda roxa e negocia compra da vacina Sputnik V

Ibirité está com comércio não essencial fechado e o toque de recolher em vigor. Prefeitura faz pedido de compra de 261 mil doses da vacina russa


17/03/2021 14:13 - atualizado 17/03/2021 14:43

Ibirité enviou ao consulado da Rússia protocolo de pedido de compra de 261 mil doses da vacina contra a COVID-19, a Sputinik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya da Rússia e importada pelo laboratório União Química. (foto: Marcos Vinícius Mendonça/Divulgação )
Ibirité enviou ao consulado da Rússia protocolo de pedido de compra de 261 mil doses da vacina contra a COVID-19, a Sputinik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya da Rússia e importada pelo laboratório União Química. (foto: Marcos Vinícius Mendonça/Divulgação )
Em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já começaram as medidas restritivas da onda roxa, do Programa Minas Consciente, imposta pelo governador do estado, Romeu Zema. Nesta quarta-feira (17/3), o comércio não essencial já está proibido de funcionar. Também nesta quarta foi protocolado um pedido de compra, ao Consulado da Rússia, de 261 mil doses da vacina contra a COVID-19 - a Sputinik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya. 
 
Diferentemente da adesão opcional das prefeituras ao plano nas demais ondas, na fase roxa o caráter é impositivo e se deve ao risco de saturação e à necessidade de restabelecer a capacidade de assistência hospitalar para não comprometer a rede assistencial em todo o estado. Em alguns municípios mineiros, foi necessária a transferência de pacientes para outras regiões, o que afeta o atendimento no estado, de forma geral. 
 
Na onda roxa, só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar. O toque de recolher, das 20h às 5h, também está instituído. Em Ibirité, também estão suspensos os cultos fúnebres.
 
Nos próximos dias, as fiscalizações serão intensificadas para que as medidas da onda roxa sejam cumpridas. Os números para denúncias de irregularidades e aglomerações são de segunda a sexta, das 8h às 17h, no telefone (31) 3079-6176. Nos fins de semana e feriados, no (31) 99392-7021.
 
“Já vínhamos tomando algumas medidas importantes para conter o avanço da COVID-19 em nosso município, como a publicação de dois decretos, na semana passada, com medidas mais restritivas. Temos tomado outras ações, como a ampliação dos leitos de enfermaria em nosso Hospital de Campanha, de 20 para 29. Somado aos 20 leitos de UTI, passamos a ter um total de 49 leitos exclusivos para pacientes com COVID em nossa cidade”, explicou o prefeito de Ibirité, William Parreira. 
 
Ibirité estava há uma semana com o hospital de campanha com 100% de ocupação e na terça-feira (16/3), conseguiu um importante aliado nesse momento da pandemia: novos leitos. O hospital destinado ao atendimento da COVID-19 no município teve ampliação de 20 para 29 leitos de enfermaria. Para casos graves, o hospital conta com 20 leitos de UTI.
 
No momento, o hospital de campanha está com 18 dos 20 leitos de UTI ocupados (90%) e 20 dos 29 clínicos (68%).  

Ibirité envia pedido de compra para 261 mil doses da vacina russa Sputnik V

A Prefeitura de Ibirité enviou nesta quarta-feira (17/3), o protocolo de pedido de compra para o Consulado da Rússia em Belo Horizonte, de 261 mil doses da vacina contra a COVID-19, a Sputinik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya da Rússia e importada pelo laboratório União Química. 
 
De acordo com o pedido, o objetivo é imunizar toda a população da cidade, com exceção dos menores de 18 anos, gestantes e mães que estão amamentando, pois estes grupos não podem receber a vacina. 
 
“Tomamos essa decisão logo após ser sancionada a Lei Federal que autoriza os municípios a comprarem doses da vacina, de forma independente. Esperamos imunizar toda a nossa população, o mais breve possível. Nossa estrutura está pronta para realizar a vacinação em massa, precisamos apenas que as doses cheguem”, destacou o Prefeito, William Parreira.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, Ibirité tinha uma população estimada de 182 mil habitantes. Segundo a prefeitura, o montante de doses solicitadas (261 mil) será suficiente para imunizar toda a população acima de 18 anos.
 
Segundo o Ministério da Saúde, a Sputnik V tem 91,6% de eficácia. Porém, todas as vacinas aprovadas para uso emergencial no Brasil, ainda não apresentam testes e estudos concluídos em pessoas menores de 18 anos, gestantes e lactantes.
 
“Ainda são desconhecidos os riscos e possíveis efeitos adversos da imunização contra COVID19 nesses grupos. Possivelmente, a princípio, estes grupos não seriam incluídos na vacinação em Ibirité. Mas, logo após a conclusão dos estudos feitos pelos laboratórios, com certeza reavaliaremos a inclusão destes grupos no processo de vacinação”, explicou a secretária de Saúde, Carina Bitarães.
 
Até o momento, Ibirité recebeu cerca de 8.600 doses para imunizar contra a COVID-19. Entre os grupos já vacinados na cidade estão profissionais da saúde; idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência; acamados acima de 60 anos e idosos com idade superior a 78 anos. O município inicia nesta quarta-feira (17/3), a vacinação de idosos acima de 75 anos.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)