(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Na onda roxa, prefeitura de Mariana cobra respeito da população às regras

Cidade registrou, na última semana, 185 casos de COVID-19 e quatro mortes; 17 pacientes estão internados e quatro estão aguardando leitos de UTI


15/03/2021 18:50 - atualizado 15/03/2021 20:16

O decreto da onda roxa em Mariana terá vigência de sete dias e será reavaliado se precisará ser prorrogado ou não(foto: Euler Júnior/EM)
O decreto da onda roxa em Mariana terá vigência de sete dias e será reavaliado se precisará ser prorrogado ou não (foto: Euler Júnior/EM)
Após um final de semana de muita aglomeração, com 36 denúncias de festas clandestinas em Mariana, Região Central de Minas Gerais, a prefeitura emitiu, nesta segunda-feira (15/03), novo decreto que coloca a cidade nas diretrizes da onda roxa do Plano Minas Consciente. 
 
 
Segundo o prefeito interino Juliano Gonçalves, o decreto emitido no dia 8 de março, exigindo o toque de recolher na cidade nos horário de 20h às 5h do dia seguinte, não foi respeitado por parte da população e as Regionais de Saúde ainda se encontram em capacidade máxima de assistência, com taxa de ocupação de leitos de isolamento e de UTI chegando ao colapso.
 
Na Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto, hospital da microrregião que atende as cidades de Mariana, Ouro Preto e Itabirito, a ocupação dos leitos de UTI destinado aos pacientes de COVID-19 se mantém entre 90 a 100% .
 
“Eu queria falar para a população que não adianta cobrar leito e vacina se as pessoas não respeitam as medidas de segurança. Final de semana cheio de denúncias de festas, as pessoas cobram do poder público, mas não fazem o dever de casa. Na semana que segue, as medidas serão mais restritivas e a fiscalização também”, alerta.
 
Ainda segundo o prefeito, 17 pacientes estão internados no Hospital Monsenhor Horta e quatro pacientes aguardam vaga em UTI na microrregião Ouro Preto. 
 
“Este decreto possui eficácia em toda a zona urbana e rural da cidade e abrange as áreas públicas e áreas privadas, que ficarão sujeitas ao controle e à fiscalização do poder público no cumprimento das normas sanitárias e das normas de distanciamento social”.
 

Empresas terão que aderir 

Uma das grandes preocupações da população de Mariana está relacionada à superlotação do transporte público. No decreto, as empresas de transporte público coletivo e individual podem utilizar somente a capacidade de passageiros sentados, com janelas devidamente abertas e com a devida higienização.
 
“A empresa Transcota receberá uma notificação para que aumente o efetivo de linhas no horário de pico para evitar aglomeração. A empresa terá prazo de 24h para se adequar à nota técnica emitida”, afirma.
 
Ainda segundo o prefeito, também será emitida uma nota técnica direcionada às mineradoras e à Fundação Renova solicitando o rodízio dos funcionários e o aumento dos testes de COVD-19. As igrejas e templos religiosos da cidade também deverão receber uma nota técnica suspendendo os cultos presenciais.
 
“Na última semana, já fizemos uma portaria em que todos os servidores vão trabalhar em forma de rodízio”. 
 
De acordo com o secretário de Saúde de Mariana, Danilo Brito, o decreto da onda roxa terá vigência de sete dias e será reavaliado se precisará ser prorrogado ou não.
 
Compra de vacinas 
 
Também como forma de combater os avanços da COVID-19 foi enviado à Câmara Municipal de Mariana o Projeto de Lei 38/2021, que tem como proposta a inserção da Prefeitura de Mariana no consórcio coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para compra das vacinas contra a COVID-19. O PL foi aprovado pelos vereadores nesta terça-feira, por unanimidade. 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)