(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUSPENSÃO

Ibirité: vacinação contra COVID-19 é suspensa até a chegada de novas doses

Recebidas na quarta-feira (24/2), as novas doses serão utilizadas como segunda dose para idosos acima de 90 anos. Novos grupos terão que aguardar novo lote


26/02/2021 13:34 - atualizado 26/02/2021 14:43

A vacinação seguem apenas com a segunda dose dos idosos já vacinados e novos grupos prioritários terão de aguardar nova remessa de vacinas(foto: Marcos Vinícius Mendonça/Divulgação)
A vacinação seguem apenas com a segunda dose dos idosos já vacinados e novos grupos prioritários terão de aguardar nova remessa de vacinas (foto: Marcos Vinícius Mendonça/Divulgação)
Por falta de envio de novos lotes de vacinas por parte do Ministério da Saúde, a vacinação contra a COVID-19 está temporariamente suspensa em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A Secretaria Municipal da Saúde segue com o calendário de aplicação apenas da segunda dose dos idosos já vacinados. Novos grupos prioritários terão de aguardar nova remessa. 
 
O município iniciou a imunização de idosos acima de 90 anos e pessoas acamadas na última sexta-feira (18/2) e deu início também à vacinação de idosos acima de 80 anos na segunda-feira (22/2), imunizando até então cerca de 750 pessoas deste grupo prioritário. 
 
A cidade recebeu na quarta-feira (24/2) uma remessa com 750 novas doses, mas segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o novo lote será usado para garantir a aplicação da segunda dose dos grupos já iniciados no processo de vacinação.
 
“Já vacinamos cerca de 70% de idosos entre 80 e 89 anos. Estamos aguardando o envio de novas doses para finalizar este grupo e iniciar nos idosos entre 75 e 79 anos. Ibirité está seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, e, logo que recebermos as novas doses, voltaremos a vacinar nossa população", disse a secretária de Saúde, Carina Bitarães.
 
“Tivemos que suspender temporariamente a vacinação, mas a equipe da saúde está empenhada na aplicação da segunda dose, que continua normalmente na cidade”, explicou o prefeito de Ibirité, William Parreira.
 
Segundo o vacinômetro, até agora Ibirité imunizou cerca de 2.200 profissionais de saúde; 33 idosos e 47 pessoas com deficiência em instituições de longa permanência; 288 idosos e acamados acima de 90 anos e 745 idosos na faixa etária entre 80 e 89 anos.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)