(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHUVAS

Zema garante reconstrução em Carangola, atingida pelas chuvas desde sexta

Governador prometeu ajudar na recuperação dos estragos da cidade na Zona da Mata, que contabiliza prejuízos com os últimos temporais desde o dia 19/02


22/02/2021 16:45 - atualizado 22/02/2021 18:30

Ver galeria . 10 Fotos Michel Barros/Divulgação
(foto: Michel Barros/Divulgação )
Fortemente atingida pelas chuvas dos últimos dias, Carangola, na Zona da Mata, recebeu na tarde desta segunda-feira (22/02) a visita do governador Romeu Zema. Ele acompanhou pessoalmente as operações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, prestou solidariedade às vítimas e afirmou que o governo vai oferecer recursos para a reconstrução do que foi perdido. 

“Lamento estar aqui numa situação não muito agradável, mas, felizmente, não tivemos vítimas. Estamos agora acompanhando o que é necessário para reconstruírmos a cidade. O estado vai dar total apoio ao município”, declarou o governador.


O governador atribuiu os recentes estragos na região à mudança climática e à extensão territorial do estado. “Um estado do tamanho de Minas Gerais está sujeito a ter ocorrências tristes”, avaliou.



“Eu disse ao prefeito (de Carangola) que minha grande preocupação é com relação ao futuro. Carangola não pode conviver com esse tipo de risco todo verão. No ano passado tivemos problema e, nesse ano, o problema foi intensificado. Sabemos que é uma situação que vai demandar estudos e obras no futuro, mas é o que precisamos fazer. Caso contrário, essa situação pode se repetir e ninguém quer viver numa cidade que corre esse risco”, afirmou Zema.

Romeu Zema percorre pela cidade de Carangola(foto: Reprodução/Instagram Prefeitura de Carangola)
Romeu Zema percorre pela cidade de Carangola (foto: Reprodução/Instagram Prefeitura de Carangola)

De acordo com o governador, a prefeitura ainda deve apurar o tamanho dos estragos para que o governo do estado contabilize a ajuda financeira.

“Esse valor vai depender do levantamento. A prefeitura vai fazer o levantamento de quantas pontes foram afetadas, quantas ruas foram destruídas e outros problemas. Com o tempo teremos esses dados e será público. Vamos correr atrás para que a prefeitura tenha condição de reconstruir o quanto antes”, reafirmou.

Chuvas em Carangola

A cidade sofre com os prejuízos da chuva desde a madrugada de sexta-feira (19/02), quando o volume de precipitação registrado ficou entre 50mm e 100mm, quantidade esperada em todo o mês de fevereiro.

No sábado (20/02), de acordo com o Corpo de Bombeiros, foram realizados 42 salvamentos de pessoas que estavam ilhadas em situação de risco, duas pessoas com princípio de afogamento – vítimas apresentaram tosse devido ter ingerido água em grande quantidade – e quatro pessoas em situação de risco iminente de desabamento de edificação em local de difícil acesso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)