(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DESPEDIDA

COVID-19: morre Fernando Guillen, pastor da Igreja Batista da Lagoinha

Apóstolo morreu em BH aos 41 anos. Ele testou positivo para o novo coronavírus no início do ano e chegou a ficar intubado no CTI


18/02/2021 15:43 - atualizado 18/02/2021 16:00

Apóstolo Fernando Guillen morre aos 41 anos vítima de COVID-19(foto: Reprodução/Instagram)
Apóstolo Fernando Guillen morre aos 41 anos vítima de COVID-19 (foto: Reprodução/Instagram)


“Combateu o bom combate”. Morreu nessa quarta-feira (17/2), o apóstolo Fernando Guillen, vítima da COVID-19. O anúncio foi feito pelas redes sociais, onde centenas de fiéis lamentam a morte do pastor.

Guillen ministrava na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. O velório ocorreu até as 13h desta quinta (18/2) e o sepultamento foi realizado no Parque Renascer, em Contagem, na Grande BH.

“Caminhamos bem próximos durante alguns anos. Tínhamos tantos planos, sonhos e projetos. Era como se fosse um filho pra mim, tão querido, tão amado”, lamentou o pastor Márcio Valadão, líder da igreja.

Fernando tinha 41 anos e não há informações se ele apresentava comorbidades. Ele testou positivo para COVID-19 no início do mês de janeiro e, durante a internação, o apóstolo apresentou algumas complicações respiratórias e chegou a ficar internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI).

A princípio, o quadro era estável. No dia 1º de janeiro, Guillen foi intubado para tratar os problemas pulmonares em decorrência da doença.

Na manhã do dia 9, o apóstolo precisou passar por uma traqueostomia para acelerar a retirada do tubo. O procedimento foi bem-sucedido, mas logo depois ele passou por algumas intercorrências e o estado de saúde ficou grave.

De acordo com comunicado divulgado nas redes sociais, a morte ocorreu na madrugada dessa quarta-feira (17/2). “Ele levantou-se do leito de sofrimento e enfermidade, foi ao encontro de Jesus, que ficou de pé para recebê-lo, pois sua trajetória na Terra transcende”, diz o texto no Instagram.

Segundo seu perfil na rede social – onde ele acumula mais de 100 mil seguidores – Apóstolo Fernando foi o idealizador do maior Seminário de Intercessão Profética da América Latina com mais de 3 milhões de pessoas alcançadas em 30 nações.

O pastor deixa um legado por meio da esposa apóstola Débora Guillen e da filha Sharon Guillen; bem como pelo seu irmão bispo David Guillen e sua mãe profeta Maria Eugênia Guillen.



O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)