(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Valadares: Índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti caiu em 2021

Levantamento inicial de 2021, em Governador Valadares, apontou 5,1% de infestação do mosquito transmissor da dengue. Em janeiro do 2020, esse índice foi de 8%


06/02/2021 11:32 - atualizado 06/02/2021 15:16

Agente de Controle de Endemias, de Governador Valadares, examina a água que estava dentro de pneus velhos na periferia da cidade. Nesses reservatórios foram encontrados focos do Aedes Aegypti(foto: Divulgação PMGV)
Agente de Controle de Endemias, de Governador Valadares, examina a água que estava dentro de pneus velhos na periferia da cidade. Nesses reservatórios foram encontrados focos do Aedes Aegypti (foto: Divulgação PMGV)
O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado pelos Agentes de Combate a Endemias do Centro de Controle de Zoonoses de 2021 em Governador Valadares, apontou 5,1% de infestação do mosquito transmissor das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya). O último LIRAa, realizado em janeiro do ano passado, o índice foi de 8%.

Para coletar os dados para o estudo, foram visitados 20% dos imóveis dos quarteirões sorteados nos 93 bairros de Governador Valadares, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Nesses bairros, os agentes puderam verificar que 90% dos focos do mosquito continuam dentro das casas, sendo 39,1% nos ralos, calhas e lajes.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, mesmo com este declínio nos números, o trabalho de combate aos focos do Aedes Aegypti vai continuar e a participação popular continua sendo fundamental. 

As pessoas devem manter os quintais de suas casas limpos, condicionar corretamente o lixo, tapar os ralos, calhas, caixas d’água e reservatórios alternativos, além de colocar areia em vasos de plantas. Esses procedimentos são eficazes no combate ao mosquito transmissor das arboviroses.

Com este levantamento, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com outras secretarias, está articulando ações pontuais para trabalhar e ter uma melhor abordagem nas áreas com maiores índices para eliminar os focos e a presença do mosquito. 

O LIRAa estava suspenso pelo Ministério da Saúde devido à pandemia do novo coronavírus. A SMS informou que neste período de inatividade de coleta de dados para o LIRAa, o combate ao mosquito não parou, e passou por adequações seguindo as recomendações do Governo Federal. 

Os agentes continuaram fazendo borrifação com uso bombas costais, vistorias quinzenais em pontos estratégicos, vistorias bimestrais em comércios, áreas públicas, educação sanitária nas residências e uso do fumacê.

Os bairros com maior índice do mosquito são: Jardim do Trevo, Santa Paula, Planalto, Turmalina, Posto Planalto, Retiro dos Lagos, Sertão do Rio Doce e Borges, com 9,4 % de infestação. 

Já os bairros com menor índice são: Vila Império, Palmeiras, Jardim Pérola, Kennedy, Bela Vista, Fraternidade, Vila Ozanan, São José, Nossa Senhora de Fátima e Parque Olímpico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)