(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Médico alerta: 'Tratamento contra o câncer não pode parar com a pandemia'

O médico Luciano Viana, coordenador da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, de Ipatinga, disse que pacientes oncológicos devem continuar se tratando


05/02/2021 15:46 - atualizado 05/02/2021 17:20

O médico Luciano Viana disse que o câncer não é uma sentença de morte, mas requer diagnóstico e tratamento, mesmo durante o período da pandemia do novo coronavírus
O médico Luciano Viana disse que o câncer não é uma sentença de morte, mas requer diagnóstico e tratamento, mesmo durante o período da pandemia do novo coronavírus (foto: FSFX/Divulgação )
O Dia Mundial do Câncer, lembrado na quinta-feira (4/2), acendeu os debates acerca do tratamento contra o câncer durante a pandemia do novo coronavírus. Em Ipatinga, no Leste de Minas, a Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha manteve os atendimentos durante a pandemia. 

No balanço divulgado pela unidade, em 2020 foram realizadas 32.434 consultas e 2.437 atendimentos na área de medicina nuclear. O número de atendimentos quimioterápicos foi de 26.198 sessões adulto, 1.054 sessões em unidade de Oncologia Pediátrica e na radioterapia foram 24.295 sessões. 

O médico coordenador dessa unidade, Luciano Viana, tem alertado aos pacientes oncológicos para dar continuidade aos tratamentos. “O receio da contaminação não deve ser motivo para atrasar diagnósticos, cirurgias, tratamentos e demais cuidados na rotina de quem tem câncer”, disse.

Ele explicou que a maioria dos tumores, se diagnosticados precocemente, tem grande chance de cura. “A doença não é uma sentença de morte. Atualmente, os tratamentos estão cada vez mais avançados, permitindo uma melhor qualidade de vida dos pacientes”, comentou.

“Desde o início da pandemia, temos mantido o compromisso de monitorar nossos pacientes oncológicos, porque sabemos da importância de dar continuidade ao tratamento. A postergação de um exame oncológico pode ser fator decisivo entre a cura e o óbito. A prevenção, informação e o acesso ao tratamento continuam sendo os principais aliados para se combater um câncer”, disse o médico.  

Referência regional 

A Unidade de Oncologia do HMC, administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), é referência para 67 municípios do leste de Minas Gerais e para uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes. Mais de 80% dos atendimentos são dedicados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mesmo em pandemia, os tratamentos do Centro de Pesquisa do Hospital Márcio Cunha tiveram continuidade e têm ajudado muitos pacientes com tumores em estágio avançado a ter maior qualidade de vida e até uma remissão completa da doença. 
 
Criado em 2017, o Centro de Pesquisa tem desenvolvido protocolos em cirurgias, radioterapias e novos medicamentos na área oncológica, entre outras especialidades médicas. Atualmente são 12 estudos clínicos em andamento, alguns em fase de recrutamento e outros com pacientes já tratados em acompanhamento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)