(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

COVID-19: católicos do Leste de Minas lamentam a morte de Padre Nelito

Ele morreu em Uberlândia, vítima da COVID-19. Durante a pandemia do novo coronavírus ele se dedicou aos cuidados com a população em situação de rua


04/02/2021 15:56 - atualizado 04/02/2021 18:09

Padre Nelito era pároco na Vila dos Montes, em Governador Valadares. Ele dedicou sua vida sacerdotal aos pobres, aos atingidos por barragens e esteve no enfrentamento da COVID-19(foto: Reprodução/Redes Sociais)
Padre Nelito era pároco na Vila dos Montes, em Governador Valadares. Ele dedicou sua vida sacerdotal aos pobres, aos atingidos por barragens e esteve no enfrentamento da COVID-19 (foto: Reprodução/Redes Sociais)
As comunidades católicas do Leste de Minas, especialmente as de Governador Valadares, estão de luto por causa da morte do Padre Nelito Nonato Dornelas, 58  anos de idade, que morreu noite de quarta-feira (3/2), no Hospital Santa Genoveva, em Uberlândia, vítima da COVID-19. Ele era pároco na Paróquia São João XXIII, no Bairro Vila dos Montes, em Governador Valadares.

Padre Nelito era muito querido e respeitado, principalmente pelas pessoas das  periferias e áreas ribeirinhas, atingidas pela lama que desceu pelo Rio Doce com o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.

Foi presidente da Cáritas Diocesana e nunca economizou tempo e esforços em apoio às lutas, não apenas em favor dos atingidos, mas também das pessoas em situação de rua. Nesses tempos duros, com vários problemas ocasionados pela pandemia do novo coronavírus, ele se preocupou com a higiene e a saúde da população de rua, levando a essas pessoas o banho solidário e boa alimentação. Apoiou também os indígenas da Aldeia dos Pataxós.

Ao longo de sua trajetória pastoral, ele foi pároco em várias cidades do Leste de Minas. Seu trabalho teve reconhecimento nacional, condição que o levou a exercer funções importantes na Igreja Católica, como Assessor da CNBB junto às Pastorais Sociais, Articulador da 5ª Semana Social Brasileira, Conselheiro Nacional do CONSEA – Conselho Nacional de Segurança Nutricional e Soberania Alimentar e outros.

Velório em Abre Campo

Seu corpo será levado para Abre Campo (MG), sua terra natal, onde será velado a partir das 21h desta quinta-feira (4/2). O sepultamento será na sexta-feira (5/2), logo depois da Missa Exequial, às 10h, na Igreja Matriz de Abre Campo.

Júlio Arruda, que atua em trabalhos pastorais da Igreja Católica em Governador Valadares, disse que o Padre Nelito foi uma presença terna no meio do povo católico, diplomático, sábio e com uma imensa capacidade de dialogar. 

“Ele teve marcante presença nas pastorais sociais em nossa cidade, sendo uma grande contribuição no crescimento espiritual, na construção integral do ser humano e no desenvolvimento sustentável. Seus exemplos seguem vivos, norteando nossa caminhada em busca de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”, disse Arruda.
 
A Diocese de Governador Valadares divilgou nota sobre a morte do Padre Nelito: "Que Deus, na sua imensa misericórdia, acolha esse nosso irmão na fé em seu Reino e conceda a todos nós, seus familiares e amigos, o conforto espiritual, que vem da nossa fé na ressurreição dos mortos!"


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)