(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: à espera da vacina, BH registra menor salto de mortes do ano

Apesar disso, ocupação dos leitos de UTI para pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus permanece em estado crítico, acima dos 70%


18/01/2021 18:13 - atualizado 18/01/2021 18:38

 

BH registrou aumento nos indicadores da COVID-19 após as festas de fim de ano(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
BH registrou aumento nos indicadores da COVID-19 após as festas de fim de ano (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)


Belo Horizonte chegou nesta segunda (18/1) a 2.042 mortes por COVID-19. Conforme boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura, a cidade computa ainda 6.181 casos em acompanhamento e 69.079 recuperados, o que totaliza 77.302 diagnósticos da virose.

Na comparação com o boletim anterior, a prefeitura contabilizou mais cinco óbitos na cidade. Esse é o menor saldo de vidas perdidas pela infecção desde 24 de dezembro, quando a Saúde municipal também computou aumento de cinco.

Quanto aos indicadores, BH registrou queda em todos os três principais “velocímetros” do novo coronavírus: ocupações das UTIs e das enfermarias e o número médio de transmissão por infectado.

 

 

 

Ainda assim, a taxa de uso da terapia intensiva continua em fase crítica na cidade: 82,9%. A faixa vermelha do indicador é estabelecida a partir dos 70%. No balanço anterior, a PBH media 83,4% de ocupação.

Já o percentual de uso das enfermarias caiu de 69,3% para 68,5%. Portanto, o parâmetro permanece na fase de alerta, entre 50% e 69%.

 


Na mesma toada, o fator RT, que mede a velocidade de transmissão do vírus, caiu de 1,09 para 1,07. Como o dado está entre 1 e 1,2 continua na fase de alerta.

 

Vacinação

 

Belo Horizonte vive expectativa de começar nesta terça (19) a vacinação contra a COVID-19. O planejamento da prefeitura é priorizar os profissionais de saúde que atuam em UTIs, nas enfermarias COVID e nos atendimentos de urgência da rede pública e privada.

 

A primeira fase da vacinação será feita por equipes volantes em UPAs e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e por vacinadores dos hospitais nas unidades.

 

O grupo contemplado na 1ª fase é formado por:

 

- Profissionais que atuam no CTI Covid (Hospitais)

 

- Profissionais que atuam no CTI Geral (Hospitais)

 

- Profissionais do Pronto Atendimento dos Hospitais

 

- Profissionais das 9 UPAs e SAMU

 

- Profissionais que atuam na Enfermaria COVID 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)