Publicidade

Estado de Minas TEMPORAL

BH tem alerta de chuvas com trovoadas e ventania para esta noite

Belo Horizonte pode ter pancadas de chuva na noite desta segunda-feira (11/01), segundo a defesa Civil. Comunicado é válido até as 23h


11/01/2021 18:26 - atualizado 11/01/2021 18:38

Chuva está prevista até as 23h(foto: Jair Amaral/EM/D.A. Press)
Chuva está prevista até as 23h (foto: Jair Amaral/EM/D.A. Press)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para a possibilidade de pancadas de chuva de 20 a 30mm na noite desta segunda-feira (11/01).

O comunicado, válido até as 23h, avisa que podem ocorrer trovoadas isoladas e rajadas de vento ocasionais em torno de 50km/h.

O órgão municipal indica uma série de dicas para evitar transtornos durante os temporais. Confira:

Recomendações durante a chuva

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros;
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199);
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Estragos no interior

As chuvas do fim de semana causaram interdições nas estradas da Região da Zona da Mata. Nesta segunda-feira (11/01), motoristas precisam usar desvios para ter acesso a alguns municípios, devido aos desmoronamentos de terra e árvores nas rodovias – próximas à cidade de Juiz de Fora.

Previsão do tempo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo amanhã (12/01) será instável com pancadas de chuva e trovoadas nas regiões Oeste e Sul de Minas Gerais.

“A circulação atmosférica de verão (configuração dos ventos), que favoreceu as chuvas no Centro-Sul e Sudeste de Minas na última semana, volta gradativamente para o oeste do continente, em direção à sua posição climatológica, condição que intensifica as instabilidades no Noroeste, Oeste e Sul mineiro”, informou o Inmet.

No restante do estado, a tendência é de redução das chuvas nos próximos dias. As temperaturas permanecem elevadas, mantendo o tempo abafado em todas as regiões mineiras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade