Publicidade

Estado de Minas DOMINGO

Com previsão de mais chuva em BH, Defesa Civil alerta para risco geológico

Pancadas de chuva de até 40 milímetros podem acontecer na capital mineira até a manhã deste domingo (3/1)


02/01/2021 14:21 - atualizado 02/01/2021 15:16

Chuva deve voltar a cair em BH até a manhã deste domingo (3/1)(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 18/12/2020)
Chuva deve voltar a cair em BH até a manhã deste domingo (3/1) (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 18/12/2020)

 

O início de ano deve continuar chuvoso em Belo Horizonte. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil emitiu alerta neste sábado (2/1) para a possibilidade de pancadas de chuva de até 40 milímetros na capital mineira. O aviso é válido até por volta das 8h deste domingo (3/1).

 

Em decorrência disso, a Defesa Civil emitiu outro aviso, dessa vez de risco geológico. O acumulado de precipitação nos últimos dias e a possibilidade de mais chuvas motivou o chamado, que vai até esta segunda-feira (4/1).

 

 

 

Portanto, a população que mora em áreas de risco precisa ficar atenta aos sinais de desmoronamento: trincas, água empoçada, inclinação de postes e árvores e rachaduras. Olho também nos barrancos: se água estiver minando, a encosta pode descer.

 

Dessa maneira, o órgão também pede para que a população evite jogar lixo e entulho nos barrancos, bem como nas calhas. É preciso cuidado com os vazamentos também: consertá-los é fundamental.

 

Quanto à temperatura, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a mínima será de 16°C neste domingo (3/1), enquanto a máxima de 26°C.

 

A umidade relativa do ar varia entre 70% e 95%. Os ventos serão moderados, mas podem chegar a 50 quilômetros por hora quando a chuva cair.

 

Outras cidades

 

 

De acordo com o Inmet, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, pode chover em qualquer hora deste domingo (3/1). Durante a tarde e a noite, há possibilidade até mesmo de trovoadas. A temperatura fica entre 15°C e 18°C.

 

Em Montes Claros, no Norte do estado, o dia de descanso será mais quente: mínima de 19 graus e máxima de 31. Podem ocorrer precipitações isoladas.

 

Apesar de mais fria, com máxima de 19°C e mínima de 14°C, Poços de Caldas, no Sul de Minas, também deve ter apenas chuvas isoladas durante o domingo.

 

Já em Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha, pode chover apenas durante o dia. À noite, o céu terá muitas nuvens, mas sem pluviosidade, conforme o Inmet. Os termômetros vão marcar entre 20°C e 34°C.

 

Manhã com chuvas isoladas e tarde/noite com possibilidade de tempestade é a previsão para Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A mínima será de 18 graus e a máxima de 28, segundo o Inmet.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade