(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PLANEJAMENTO

Prefeitura de BH libera guias do IPTU 2021; veja quanto você terá que pagar

Imposto pode ser quitado com desconto de 6% até o próximo dia 20 de janeiro


31/12/2020 12:43 - atualizado 31/12/2020 13:15

Prefeitura disponibilizou guias do IPTU referentes ao ano de 2021(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Prefeitura disponibilizou guias do IPTU referentes ao ano de 2021 (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Nesta quinta-feira (31/12), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) liberou as guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente a 2021. O desconto para pagamento à vista ou antecipação de quitação de ao menos duas parcelas poderá ser feito até o próximo dia 20. O abatimento é de 6%, percentual superior ao do IPTU deste ano — 5%.

Para emitir a guia do tributo, basta informar o índice cadastral do imóvel. Há, ainda, a possibilidade de acessar o boleto por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Além de um dos números, basta preencher o Código de Endereçamento Postal (CEP).

Cerca de 745 mil imóveis são tributados pelo imposto na capital. As guias também serão enviadas pelos Correios até o próximo dia 8 de janeiro. O IPTU 2021 pode ser parcelado em até 11 vezes, com a primeira parcela vencendo em 15 de fevereiro e as demais no dia 15 de cada mês.

Histórico

De acordo com a prefeitura, a arrecadação do IPTU 2021 e das taxas imobiliárias pode chegar a R$ 2,05 bilhões. A partir do dia 4 de janeiro, os moradores podem solicitar a revisão, esclarecimentos ou fazer reclamações dos valores através da internet.

Em face da pandemia da COVID-19, os pedidos de revisão deverão ser feitos apenas pelo site. O atendimento presencial no BH Resolve, no Centro, será realizado somente por meio de agendamento prévio. Durante este período, não serão atendidas solicitações sem o agendamento.

A PBH acredita que poucas pessoas terão motivo para abrir pedidos de revisão, em razão do reajuste ter sido feito apenas pela inflação. A solicitação para a revisão do IPTU 2021 só é autorizada a ser feita pelo proprietário que consta no Cadastro Imobiliário da PBH. No entanto, o proprietário do imóvel pode, por meio de uma procuração para essa finalidade, autorizar o inquilino do imóvel a fazer esta solicitação.

Para o atendimento presencial, o solicitante terá que se enquadrar em alguns requisitos determinados pela prefeitura, como: o titular do imóvel ser uma pessoa tutelada, ser idoso ou não ter meios ou condição de solicitar pela internet.

Durante todo o ano é possível ter acesso às guias do IPTU 2021, por meio do Portal da PBH ou do aplicativo PBH app. As guias também podem ser emitidas em qualquer agência do Correios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)