(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONCURSO

Queijo da Canastra e Café das Matas de Minas são os melhores do estado

Os concursos são promovidos pela Emater-MG; queijo vencedor é da cidade de Vargem Bonita e o café, de Espera Feliz


15/12/2020 21:00 - atualizado 16/12/2020 01:45

Edição 2020 também comemorou os 300 anos de Minas Gerais(foto: Divulgação/Emater-MG)
Edição 2020 também comemorou os 300 anos de Minas Gerais (foto: Divulgação/Emater-MG)
 
Quando se fala de Minas Gerais já imaginamos o tradicional queijo acompanhado de um cafezinho. A Emater-MG divulgou, nessa segunda-feira (14), os vencedores dos concursos estaduais de melhor queijo e melhor café. O queijo Minas Artesanal, da Região da Canastra, e o café, da Região das Matas de Minas, venceram a edição 2020. A cerimônia virtual contou com a participação de produtores rurais, técnicos e autoridades.

O vencedor do melhor café de Minas Gerais, com 92 pontos de um total de 100, é o agricultor Ademir Abreu de Lima. Morador da cidade de Espera Feliz, Ademir vem de uma família de produtores e o seu pai ganhou a competição em 2012. Este é o quarto ano consecutivo que o prêmio de melhor café vai para a cidade da Zona da Mata mineira.

“A emoção é muito grande de estar aqui, representando esta família. Agradeço a todos que nos ajudaram nessa caminhada, nossa família, ao pessoal da Emater e do Sicoob. Trabalhamos muito e o trabalho está reconhecido graças a Deus. Muito obrigado”, disse Ademir Lacerda ao ganhar o prêmio.
 
O vencedor do melhor café de Minas Gerais, com 92 pontos de um total de 100, é o agricultor Ademir Abreu de Lima(foto: Divulgação/Emater-MG)
O vencedor do melhor café de Minas Gerais, com 92 pontos de um total de 100, é o agricultor Ademir Abreu de Lima (foto: Divulgação/Emater-MG)
 

Por outro lado, o queijo campeão é do produtor Reinaldo de Faria Costa, da cidade de Vargem Bonita. No ramo desde jovem, a produção é feita na Fazenda Capivara e cerca de 30 peças de queijo são produzidas todos os dias. O júri técnico concedeu nota 95 para o queijo de Reinaldo.

“Muito feliz. Quero agradecer a Deus e a minha família. Minha esposa e meu filho, Vinícius. A gente procura fazer o melhor. E com pessoal da Emater eu aprendi a fazer o queijo, fazendo os cursos, eu comecei a aprender e a valorizar o queijo”, contou o produtor ao receber a premiação.  
 
O queijo campeão é do produtor Reinaldo de Faria Costa, da cidade de Vargem Bonita.(foto: Divulgação/Emater-MG)
O queijo campeão é do produtor Reinaldo de Faria Costa, da cidade de Vargem Bonita. (foto: Divulgação/Emater-MG)
 

Na abertura da cerimônia de premiação, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, parabenizou os vencedores por meio de um vídeo. “Nós precisamos ser um estado produtor de cafés especiais e de queijos reconhecidos em todo o Brasil e mundo afora. E vocês estão mostrando que isso é possível. Parabéns a todos. Minas precisa muito de exemplos como o de vocês”.

O presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, enfatizou que os concursos são de extrema importância para a valorização da produção do queijo e do café no estado. “O primeiro objetivo é reconhecer o trabalho exitoso dos produtores de queijo e café, divulgando esses novos produtos. Os concursos valorizam a importância econômica, cultural e social desses produtos, com a marca de Minas Gerais. Eles também têm um papel educativo, com interação entre  extensionistas e produtores, na busca contínua da melhoria da qualidade dos produtos. Além disso, os concursos aproximam os produtores dos mercados mais exigentes, que demandam queijos e cafés de qualidade”, frisou.
 

Concurso do Café

Concorreram no 17° Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais 1.792 tipos de café, das quatro regiões produtoras do estado: Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas. São duas categorias em disputa: Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.
 
Além de premiar o melhor café do estado, o concurso divulgou os campeões regionais de cada categoria. O certificado de Mulher Empreendedora foi dado a Maria Luiza Lacerda Gomes, sobrinha de Ademir, vencedor do prêmio principal. O café produzido por ela recebeu a maior nota dentre os cafés produzidos por cafeicultoras.
 
O certificado de Mulher Empreendedora foi dado à Maria Luiza Lacerda Gomes(foto: Divulgação/Emater-MG)
O certificado de Mulher Empreendedora foi dado à Maria Luiza Lacerda Gomes (foto: Divulgação/Emater-MG)
 

A cidade de Espera Feliz tem se destacado com mais de 100 cafeicultores produzindo cafés especiais. A maioria da produção é familiar, onde familiares se unem no trabalho na lavoura. Outra prática comum utilizada na cidade é a troca de serviço entre os agricultores, onde eles se reúnem para trabalhar em uma propriedade e fazem um revezamento entre elas.  

“Neste sistema de parceria, eles conseguem colher lotes mais uniformes, facilitando o trabalho pós-colheita”, explica o técnico da Emater-MG, Antônio Teixeira, responsável pela assistência aos agricultores na certificação de propriedades. Disse ainda que os cafés são colhidos de forma seletiva e secados em terreiros suspensos ou de cimento. Esses cuidados são essenciais para a qualidade do produto final.  

Promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o 17º Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais conta com o apoio da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

A lista dos vencedores do 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais está disponível no site da Emater-MG.


Concurso do Queijo

O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal deste ano foi para comemorar os 300 anos de Minas Gerais. A banca avaliadora na escolha dos 20 finalistas foi composta por especialistas da produção queijeira e profissionais experientes na área. Ao final, os cinco melhores queijos do estado foram escolhidos.

O queijo campeão, produzido por Reinaldo, é comercializado no aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e em outras regiões do estado. As vendas dos queijos também saem das terras mineiras e vão para os estados de São Paulo e Goiás, além de Brasília.

Outros 185 queijos, produzidos nas regiões de Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro, também concorreram ao prêmio estadual. 

Nesta edição, uma comissão formada por jornalistas também escolheu o melhor queijo. Dos 20 queijos finalistas, o queijo do produtor Sérgio Antônio Rodrigues Costa, da cidade de Alvorada de Minas, Região do Serro, foi reconhecido como o melhor.
 
O queijo do produtor Sérgio Antônio Rodrigues Costa foi escolhido pela comissão de jornalistas como o melhor queijo(foto: Divulgação/Emater-MG)
O queijo do produtor Sérgio Antônio Rodrigues Costa foi escolhido pela comissão de jornalistas como o melhor queijo (foto: Divulgação/Emater-MG)
 
 
O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal é promovido anualmente pela Emater-MG com o principal objetivo de estimular a produção de queijos de qualidade em Minas Gerais, além de incentivar a legalização dos queijos.

A lista dos vencedores do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal está disponível no site da Emater-MG.


Reconhecimento

O evento de encerramento do concurso teve a presença do vice-governador Paulo Brant. Ele reconheceu a melhoria da qualidade dos produtos que são fabricados no estado. “Minas Gerais sempre se destacou no ponto quantitativo. Mas é importante que a gente produza com qualidade. Estes concursos ressaltam a preocupação da Emater e dos produtores em oferecer um produto de excelência”, afirmou.

“Eu quero parabenizar a todos, principalmente, aos funcionários da Emater, que se dedicaram num ano tão difícil para que os concursos fossem mantidos. E, como diz o nosso vice-governador, a Emater-MG é um orgulho para o nosso estado. Um abraço especial para todos os campeões, que se esforçaram muito para receber esse prêmio”, disse a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini.
 
*Estagiário sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)