(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil divulga alerta de chuva válido até quinta-feira

A Defesa Civil também aponta risco de deslizamentos de terra na capital nos próximos dias


09/12/2020 11:05 - atualizado 09/12/2020 11:18

Mais cedo, durante a chuva, semáforos estavam em flash na Avenida Afonso Pena, no Centro(foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Mais cedo, durante a chuva, semáforos estavam em flash na Avenida Afonso Pena, no Centro (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)


Com a previsão de chuvas intensas nesta quarta-feira, a Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou um alerta válido até a manhã de quinta-feira. Segundo o órgão, há possibilidade de chuva com volume variando entre 30 e 50 milímetros acompanhada de raios e rajadas de vento com velocidade próxima a 50 quilômetros por hora. 



A Defesa Civil também aponta risco de deslizamentos de terra na capital nos próximos dias. “Em virtude das últimas chuvas e a tendência para os próximos dias, recomenda-se atenção no grau de saturação do solo e nos sinais construtivos, em especial nos locais de maior exposição. Até 8h de segunda-feira (14)”, informa o órgão. 



De acordo com Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Minas Gerais está sob influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno responsável por chuvas consecutivas e de forte intensidade. “Pelo menos nos próximos três dias a tendência ainda é de chuva em boa parte de Minas Gerais, principalmente nas regiões Central, Vale do Aço e no Vale do Rio Doce”, diz o meteorologista. 

Volume de chuva registrado por volta das 11h em BH(foto: Defesa Civil/Divulgação)
Volume de chuva registrado por volta das 11h em BH (foto: Defesa Civil/Divulgação)


Em Belo Horizonte, onde chove em alguns pontos desde a madrugada, a previsão para hoje é de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas a qualquer hora do dia. A temperatura varia entre 17°C e 25°C. Na região metropolitana, onde também deve chover, a temperatura mínima foi de 16°C e a máxima pode chegar aos 26°C. Em todo o estado, a mínima registrada foi de 13°C no Sul e a máxima prevista é de 33°C nas regiões Norte e Noroeste de Minas, onde também chove. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)