(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINA ANTIRRÁBICA

Xô, raiva! Cães e gatos devem ser vacinados a partir desta segunda (7/12)

Para manter o controle da raiva, a prefeitura ampliou a data da campanha até sábado (12/12). Confira a lista dos postos de vacinação


07/12/2020 09:11 - atualizado 07/12/2020 11:18

Começa nesta segunda-feira (7/12) a vacinação contra raiva em 250 postos de todas as regionais de BH, incluindo 152 Centros de Saúde(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Começa nesta segunda-feira (7/12) a vacinação contra raiva em 250 postos de todas as regionais de BH, incluindo 152 Centros de Saúde (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Em Belo Horizonte, não há registro de raiva em animais e em humanos há mais de 30 anos. Para manter este controle, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) começa nesta segunda-feira (7/12) a Semana de Vacinação Antirrábica Animal. Cães e gatos devem receber a vacina a partir de três meses de idade, gestantes ou não. Os dias da campanha foram ampliados para evitar aglomeração e vão até sábado (12/12), exceto nesta terça-feira (8/12), que é feriado. 

A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que também pode infectar o homem. Ela é transmitida principalmente pela mordida, mas também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais contaminados - cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos.

Segundo a PBH, o objetivo da campanha é manter o controle da raiva na cidade. O último registro em humanos na capital foi há 36 anos e em cães há 31 anos, ma,s apesar disso, o vírus da raiva permanece em circulação. O órgão informou que este ano foram capturados oito morcegos positivos para a doença.

Leia também: aposentada divide a casa onde mora com 1300 cães e gatos

Para manter o controle, é preciso que pelo menos 80% dos cães e gatos sejam vacinados. Por isso, serão disponibilizados cerca de 250 postos para vacinação, em todas as regionais da cidade, incluindo 152 Centros de Saúde. Confira os locais:



Para vacinar, só é preciso levar o animal, não é exigido nenhum tipo de documentação. É recomendado que os cães sejam contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou transportadores.
 
Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e devem ser mantidos em casa na sombra, com água e alimentação disponíveis.
 
Na regional Leste de BH, algumas pessoas precisaram aguardar a vacina chegar na manhã desta segunda (07/12)(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Na regional Leste de BH, algumas pessoas precisaram aguardar a vacina chegar na manhã desta segunda (07/12) (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
 
 
Logo na manhã desta segunda-feira (07/12), algumas pessoas relataram que precisaram aguardar no Centro de Saúde Paraíso, na regional Leste de BH, porque não havia vacina. Segundo a prefeitura, houve um atraso na logística para distribuição da vacina nesta regional e que já está sendo resolvido.
 

*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)