Publicidade

Estado de Minas PREVISÃO DO TEMPO

Chuvas em BH: alerta para temporais segue valendo nesta quinta-feira

Após quarta-feira marcada por tempestades, Inmet alerta para novas chuvas fortes nesta quinta em todo o estado


15/10/2020 08:20 - atualizado 15/10/2020 12:01

Alagamento na Avenida Amazonas, na altura do Gameleira, em BH, na noite dessa quarta (14)(foto: Túlio Santos/EM/D.A. Press)
Alagamento na Avenida Amazonas, na altura do Gameleira, em BH, na noite dessa quarta (14) (foto: Túlio Santos/EM/D.A. Press)
A temporada de chuvas da primavera chegou e deu um susto nos mineiros nessa quarta-feira (14). Entre quinta (15) e sexta (16), a previsão é de possibilidade de novas tempestades de proporções semelhantes às de ontem em praticamente todo o estado - incluindo a Grande BH.

A previsão para a capital nesta quinta (15) é de céu entre muitas nuvens ao longo de todo o dia, com pancadas de chuva e trovoadas entre o final da tarde e à noite. A mínima registrada foi de 16°C e máxima deve ficar nos 34°C. 
 
 
 
Nesta manhã de quinta-feira, BH enfrenta os estragos e falta de energia por causa do temporal dessa quarta.
 
"São temporais comuns da época da primavera, causados, principalmente, pela instabilidade, calor e alta umidade do ar. Dessa forma, são criadas condições favoráveis para o acontecimento do fenômeno", explica Claudemir de Azevedo, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a Defesa Civil, há possibilidade de chuvas de 20 a 40mm com rajadas de vento de até 50km/h - capaz de movimentar árvores de grande porte.
 
Ontem foram registrados 21,2mm de chuva na estação da Pampulha em um período de apenas uma hora, entre 20h e 21h. No total, foram 33mm de chuva ao longo de toda a noite na região.
 
Na estação do Cercadinho, no Alto Santa Lúcia, Região Centro-Sul de BH, foram 7,6mm, com ventos de até 98km/h - capaz de arrancar árvores e causar danos estruturais em construções.

A previsão é de predomínio de chuvas para toda a semana, acompanhada de uma queda brusca nas temperaturas. Para amanhã (16), a máxima chegará a 29°C, caindo para 23°C no sábado (17).

Em Minas


A previsão é de chuvas em todo o estado, com exceção para as regiões Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha, onde o tempo segue seco. Há chances de novos temporais no Sul de Minasonde houve estragos ontem em virtude da tempestade.

As fortes chuvas são previstas também para as regiões Central, Campo das Vertentes, Triângulo, Oeste e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado.

Apesar das chuvas, o calor não dá trégua: previsão de máxima de 39°C no Triângulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade