(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATIVIDADES LETIVAS

Checklist, cronograma e avaliações: governo detalha regras para volta às aulas em Minas

Com retorno marcado para o dia 19, Estado diz que escolas terão que entregar um checklist de segurança com 10 dias de antecedência


01/10/2020 14:03 - atualizado 01/10/2020 14:37

Escolas estaduais de Minas poderão receber alunos do 3º ano do ensino médio a partir do dia 19(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Escolas estaduais de Minas poderão receber alunos do 3º ano do ensino médio a partir do dia 19 (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Após mais de seis meses sem receber alunos, escolas de Minas Gerais, localizadas em municípios que estejam na onda verde do programa Minas Consciente e com o ‘ok’ dos prefeitos, poderão retomar atividades letivas presenciais. Nesta quinta-feira (1º), a secretária de estado de Educação, Júlia Sant’Anna, detalhou as regras para que os estudantes possam voltar em segurança às salas de aula a partir do dia 19 deste mês.

Uma das novidades nas regras é um checklist montado pelo governo, com itens para higienização, como álcool e sabonete líquido, e fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os servidores, além da distribuição de máscaras para os alunos.

O governo estabeleceu para 9 de outubro o prazo máximo para que as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) tenham em mãos 100% dos checklists assinados por diretores e validados por inspetores escolares (veja a lista completa no fim da reportagem).

"Temos esse checklist colocado ponto a ponto para os diretores da nossa rede e essa entrega, a garantia da execução, será feita no dia 9 de outubro, 10 dias antes da volta presencial, com o acompanhamento dos inspetores escolares”, disse Sant’Anna.

A secretária reforçou que não é obrigatória a presença dos alunos em sala de aula, uma vez que as atividades remotas seguirão e a carga horária será contabilizada por meio da execução do Plano de Ensino Tutorado (PET). Professores estarão nas escolas nas primeiras e terceiras semanas do mês, enquanto nas segundas e quartas semanas o atendimento será feito on-line.

“Não há aumento de carga horária para o professor, porque tivemos o cuidado de fazer esse trabalho que dê a ele condições de fazer o atendimento de forma híbrida”, garante Júlia.

A decisão do retorno às aulas em municípios inseridos na onda verde do Minas Consciente ficará a cargo dos prefeitos. De acordo com a secretária, caso todas as localidades que atendam ao requisito façam a adesão ao retorno das atividades letivas presenciais, a estimativa é de que 60 mil alunos sejam atendidos.

“A expectativa é que recebamos, nos próximos dois dias, a sinalização dos municípios que farão a adesão. Isso é extremamente importante para garantir a operação de transporte escolar, fazer os repasses de recursos financeiros para a execução do transporte aos municípios”, afirma.

Cronograma


Na segunda-feira (5) está prevista a reabertura das escolas estaduais. Nessa data, apenas profissionais poderão comparecer às unidades de ensino para organização do retorno e acolhimento dos alunos.

Já entre os dias 5 e 7 deste mês, haverá uma avaliação diagnóstica on-line voltada para alunos do 3º ano do ensino médio, que começarão a ter atendimento presencial a partir do dia 19 – depois da semana do professor, entre os dias 12 e 16.

No mesmo dia de retorno às aulas presenciais, o governo lançará um canal de “fale conosco”, para que as famílias possam entrar em contato com o Estado externando dúvidas e possíveis preocupações.

“A abertura de chamados e o acompanhamento das possíveis soluções serão acompanhadas diretamente por mim, com essa aferição cuidadosa de abertura e fechamento de chamados, dando a segurança às famílias de que todas as escolas estão seguindo esse funcionamento”, destaca Sant’Anna.

Também na entrevista coletiva desta quinta, o governo anunciou o dia 30 de janeiro sw 2021 como data para o término do atual ano letivo. As atividades do calendário do ano que vem estão previstas para começar em março.

Avaliações a cada 14 dias


Neste primeiro momento, nas escolas estaduais, apenas alunos do 3º ano do ensino médio estão autorizados a voltar, por causa da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No entanto, o governo não descartou a possibilidade do retorno de outros anos de escolaridade mais à frente. Avaliações serão feitas a cada 14 dias.

“A cada 14 dias, no âmbito do Minas Consciente, fazemos a aferição dos municípios em que houve a retomada das aulas presenciais, fazemos o cruzamento com os indicadores da saúde. Fazemos uma avaliação conjunta, pela viabilidade de inclusão de novos anos de escolaridade. A expectativa é que comece por alunos mais velhos e que vá fazendo a progressão para os mais novos”, conclui a secretária.


Confira, na íntegra, o checklist a ser seguido em escolas estaduais


  • Álcool
  • Sabonete líquido
  • Máscaras para todos os estudantes
  • Papel toalha
  • Manter salas ventiladas e garantir janelas abertas, sem travas
  • Organizar escala de estudantes e horários de entrada e saída e recreio
  • Termômetro
  • EPIs para todos os servidores
  • Lixeira de pedal

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)