(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Pandemia

Bares de BH devem recuperar 50% do prejuízo com a reabertura, diz Sindibares

Presidente da entidade diz que acordo com PBH contemplou 80% das reivindicações do setor, mas avisa: mais de 60% dos negócios do ramo estão 'intubados', ou seja, à beira da falência


27/08/2020 12:10 - atualizado 27/08/2020 15:27

Presidente dos Sindbares, Paulo Pedrosa, diz que 1,5 mil empresas de serviços de alimentação devem fechar até outubro em BH(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Presidente dos Sindbares, Paulo Pedrosa, diz que 1,5 mil empresas de serviços de alimentação devem fechar até outubro em BH (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
O presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte (Sindibares), Paulo Pedrosa, está otimista com a ampliação do horário de funcionamento das empresas do setor, com direito a venda de bebidas alcóolicasoficializada esta manhã pela prefeitura da capital. O dirigente espera que, com o avanço da flexibilização, os estabelecimentos consigam atingir 50% do faturamento mantido no período anterior à pandemia de COVID-19

“Já foi um avanço muito grande. Esse acordo atendeu a 80% das nossas reivindicações. Estamos no início da recuperação. Até então, o delivery garantia em torno de 20% (das vendas feitas antes da epidemia).  Acreditamos que, até setembro, poderemos alcançar 50%”, previu o representante. 

Pedrosa ressaltou, no entanto, que a situação dos empresários do segmento ainda é delicada. O Sindibares estima que entre 60% e 70% dos estabelecimentos de BH estejam à beira da falência. Dos 14 mil pontos da cidade, 1,5 mil devem encerrar definitivamente as atividades até outubro. Numa tentativa de estancar os prejuízos, o setor reivindica a isenção de alguns impostos junto à PBH, como o IPTU e a taxa de licenciamento, o alvará. A PBH alega que não foi possível conceder o benefíco em 2020, já que a prática é vedada em anos de eleição. 

“A quebradeira da qual eu tenho falado é uma realidade. As empresas de serviços de alimentação de Belo Horizonte estão falidas, quebradas. Estão todas intubadas. Se não tiver alguma coisa para o ano que vem… Esse ano, a prefeitura não pode dar isenção de IPTU e nem do licenciamento. Mas, acreditamos que, no ano que vem, o prefeito vai atender essa reivindicação, que é do Sindibares e do Sindilojas”, argumentou o representante. 

Veja como fica o funcionamento dos bares e restaurantes a partir de 4 de setembro: 

  • 2ª a 5ª, de 11h e 15h (sem venda de bebida alcoólica)
  • 6ª, de 11h e 22h, com venda de bebida alcoólica a partir das 17h.
  • Sábado e domingo, de 11h e 22h, com venda de bebida alcoólica em todo o período.

***

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.

(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)
(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)