(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VOLTA ÀS AULAS

COVID-19: Zema fala em reabrir escolas 'assim que os números indicarem'

Por conta da pandemia do novo coronavírus, rede estadual de ensino adotou modelo remoto de estudo


29/07/2020 19:34 - atualizado 29/07/2020 19:54

 

Escolas estaduais estão fechadas desde meados de março(foto: IEPHA MG/Divulgação)
Escolas estaduais estão fechadas desde meados de março (foto: IEPHA MG/Divulgação)
O governador Romeu Zema (Novo) evita cravar a data do retorno às aulas presenciais nas escolas estaduais de Minas Gerais. Nesta quarta-feira, ao anunciar a nova versão do programa que norteia a flexibilização das medidas restritivas, o chefe do Executivo estadual disse que as instituições de ensino serão reabertas quando a pandemia do novo coronavírus permitir.


"Assim que os números indicarem, teremos a maior urgência em fazer (a volta às aulas). Não quero que alunos fiquem longe das aulas presenciais, que são muito importantes. Apesar das aulas virtuais e do material físico distribuído, sabemos que o ensino carece da presença física", sustentou, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Desde 18 de maio, os alunos das instituições estaduais têm tido aulas remotas, veiculadas pela Rede Minas e pela TV Assembleia. O programa inclui, também, o aplicativo Conexão Escola e apostilas.

Segundo Zema, o Amazonas é o único estado a analisar a possibilidade de retorno às atividades presenciais. Ele ressaltou a preocupação com o tema, mas pregou cautela.

“O retorno às aulas é, talvez, nossa maior preocupação. Sabemos que os alunos, afastados da presença física de seus colegas e professores, acabam não tendo um desempenho tão bom”, disse.

Zema comentou o assunto durante o anúncio do novo Minas Consciente. O plano, que traça diretrizes para a flexibilização das medidas restritivas nos municípios do estado, é dividido em três fases.


Nas cidades que compõem a onda vermelha, podem funcionar apenas serviços essenciais. No estágio intermediário, amarelo, atividades essenciais estão liberadas. O último nível, verde, contempla serviços não essenciais com alto risco de contágio.

As escolas, contudo, não estão em nenhuma das três fases. Elas foram fixadas em uma categoria especial, à parte das demais. O novo plano começa a vigorar em 1° de agosto.

Coronavírus em Minas

Segundo o mais recente boletim da COVID-19, divulgado pela secretaria de Estado de Saúde nesta quarta, Minas Gerais tem 119.394 casos confirmados e 2.608 mortes.

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)