(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Aplicativo vai monitorar 39 mil pessoas com sintomas de COVID-19 em BH

Tecnologia usará câmera do celular para detectar sinais vitais, como saturação de oxigênio, respiração, níveis de stress e frequência cardíaca


postado em 13/07/2020 16:20

Aplicativo vai monitorar 39 mil pessoas com sintomas de COVID-19 em BH(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Aplicativo vai monitorar 39 mil pessoas com sintomas de COVID-19 em BH (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Pelos próximos três meses, 39 mil pacientes com sintomas de COVID-19 em Belo Horizonte serão monitorados por meio de um aplicativo. Implementada nesta semana, a tecnologia usará a câmera de celular para detectar sinais vitais, como saturação de oxigênio, respiração, níveis de stress e frequência cardíaca.

Qualquer morador da capital mineira que tiver cadastro em um centro de saúde e sentir sintomas da doença, como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, pode se consultar pelo site consultacoronavirus.pbh.gov.br. Depois de ser atendido, o paciente receberá um link para acessar a plataforma de telemedicina da Unimed-BH, cedida gratuitamente ao município.

O usuário, então, poderá baixar o aplicativo, fazer o cadastro e enviar seus dados para profissionais, que o acompanharão ao longo de um mês, sem a necessidade de deslocamento a uma unidade de saúde.

O aplicativo utiliza tecnologias de processamento de sinal e Inteligência Artificial, combinada com um processador matemático que analisa a imagem através do reconhecimento facial. Os sinais vitais são captados a partir da bochecha e da testa do paciente. Pela primeira vez o aplicativo está disponível no Brasil. Desenvolvido em Israel, ele já é utilizado por cerca de 20 milhões de pacientes em todo o mundo.

O app foi produzido pela empresa Binah e selecionada pelo ‘Desafio Vale COVID-19’, uma parceria da Vale com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde, cujo objetivo é ‘apoiar soluções que reduzam os impactos do novo coronavírus na sociedade’.

Lançado em março, o edital destina US$ 1 milhão (R$ 5,37 milhões) para 12 soluções no Brasil e no Canadá. Todas as parceiras contempladas doarão uma parte do material produzido ou do serviço oferecido para instituições de saúde de estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo, entre outros. No total serão beneficiadas 600 mil pessoas e cerca de 100 hospitais.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir



VIDEO1]

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)